Cachorro de estimação brincando com a sua dona

Bichinho de estimação e seus benefícios

Nada como ter um bichinho de estimação para alegrar a vida da gente, não é mesmo? Afinal, eles são encantadores e amorosos, além de muito fiéis. Por isso, quando nos damos conta, já estamos tratando nossos pets como filhos.

Assim, eles se tornam verdadeiros membros da família — mais agradáveis do que muitos de nossos parentes, cá para nós!

Mas você sabia que os animais fazem um bem danado para a saúde? Quem hoje em dia não leva uma vida corrida, não é mesmo? Com uma rotina acelerada, muitas vezes, não há como evitar o estresse. Nesse cenário, um bichinho de estimação traz muitas recompensas.

Aliás, diversos estudos pelo mundo já chegaram à conclusão de que os amigos de quatro patas melhoram a qualidade de vida dos humanos. Além disso, os cães são ainda mais especiais: fazem a gente mover o corpo para caminhar com eles. Por essa razão, os níveis de colesterol abaixam e até aquelas indesejáveis gordurinhas vão embora!

Recentemente, hospitais liberaram a visita de pets a pacientes internados. E olha só: isso inclui as pessoas que estão em unidades semi-intensivas. Quer prova maior do poder de ação dessas criaturas peludas? Ficou com curiosidade? Então veja neste post os benefícios que um bichinho de estimação é capaz de proporcionar. Confira!

Pets ajudam na queda do estresse e da depressão

Você já reparou que, ao passar o dia ao lado do seu bichinho de estimação, a vida parece ser mais alegre? Isso acontece porque os pets não deixam a gente se sentir sozinha.

Além disso, eles ficam felizes com tão pouco que aprendemos com eles. Desse modo, nossas preocupações e ansiedades tendem a diminuir.

Inclusive, uma pesquisa da Universidade de Nova York comprovou que os animais domésticos favorecem a saúde mental. Nesse levantamento, os pesquisadores mediram a quantidade de tensão entre tipos diferentes de pessoas: que moram sós, que vivem com um parceiro, que residem com um parceiro e um pet e as que dividem o lar apenas com o animal.

Sabe qual foi o resultado? Os indivíduos mais calmos eram aqueles que repartem a casa somente com o bichinho de estimação.

Um bichinho de estimação melhora a autoestima

Outro benefício de um bichinho de estimação é a enorme capacidade de amor. Desse modo, você já reparou que até os cãezinhos de moradores de rua não saem do lado de seus tutores? Assim, a pessoa se sente amada, valorizada e útil na vida. Ou seja, se torna mais confiante e feliz!

Animais contribuem para a educação das crianças

Para quem tem criança em casa, o bichinho de estimação pode levar muito mais do que alegria, diversão e brincadeiras. Afinal, os animais exigem uma série de cuidados: alimentação, higiene, saúde etc. Nesse sentido, você pode delegar parte desses afazeres para seus filhos humanos. Assim, eles aprendem noções de responsabilidade que poderão replicar em outras situações da vida.

O bichinho de estimação faz você pôr o corpo em movimento

O cachorro é um bichinho de estimação que faz a gente pôr o corpo para trabalhar. Isso porque ele precisa caminhar todos os dias. Ao passear com o seu cão, você consegue evitar o sedentarismo.

Além disso, pode ser uma forma de aumentar seu círculo social. Em parques e praças, você conhece outros tutores e faz novas amizades.

Amigos peludos são fontes de boas memórias

Os pets ajudam a gente a vivenciar instantes positivos e a juntar boas memórias. Afinal, só quem tem um bichinho de estimação conhece a alegria deles quando a gente chega em casa, não é mesmo? Isso sem contar a festa que fazem quando pegamos a coleira para dar uma voltinha na rua. E quando ganham petiscos? É lindo de ver tanto entusiasmo! Por tudo isso, animais são fontes inesgotáveis de bons momentos.

O bichinho de estimação serve de apoio para o processo de cura

Não é à toa que os hospitais de humanos estão abrindo as portas para os amigos peludos. Isso acontece porque eles interferem positivamente na reabilitação. Tanto é assim que até mesmo centros médicos tidos como referência em saúde, como o Albert Einstein, estão aderindo a essa prática.

Afinal, o bichinho de estimação é um reforço para o estado físico, mental, emocional e até mesmo espiritual. Isso sem mencionar os cães que detectam câncer.

Com sua imensa habilidade para farejar coisas, os cachorros conseguem perceber quando há câncer de pele, bexiga, mama, pulmão, entre outros. Mas não é só isso: em média, eles têm índices de acerto entre 80% e 90%. Não é incrível?

Como você já deve ter notado, um bichinho de estimação transforma a vida das famílias completamente. Afinal, eles são afetuosos, fofos e alegres. Quer saber mais sobre o universo pet? Então siga a gente no Instagram!

Por favor, siga-nos e curta-nos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *