Mulher sentada no sofá da sua casa tomando um café e segurando o seu pet no colo

Filhotes de cachorro: veja como educar

Os filhotes de cachorro são um poço sem fundo de fofura, não é mesmo? Com tanto chamego, não há nada melhor que esses bebês peludos para espantar de vez a solidão. Entretanto, se você quiser mesmo fazer seu amigo feliz, serão necessários alguns cuidados.

Afinal de contas, quando um pequeno pet chega à casa da gente, sentimos muita alegria, mas também o peso da responsabilidade. Por isso, é bom entender o que fazer para educar os filhotes de cachorro direitinho.

Assim, você vai evitar estresse e mau comportamento no futuro. Quer saber mais? Então veja neste post como garantir os cuidados básicos para seu animalzinho! Confira!

Não adote cães com menos de dois meses

Tem algo muito importante sobre os filhotes de cachorro: o desmame. Na realidade, esse processo só termina por volta dos dois meses. Por esse motivo, evite adotar um cãozinho mais novo que isso.

Dessa forma, você impede que o pet sofra as consequências negativas de uma separação precoce de sua mamãe cachorrinha. Afinal de contas, ficar sem o leite da cadela antes do tempo afeta o sistema imunológico. Além disso, esse trauma pode trazer problemas para a socialização do bichinho.

Mais um tema bem delicado sobre os filhotes de cachorro é onde eles vão dormir nas primeiras noites. Por esse motivo, ao contrário do que muita gente pensa, saiba que não é saudável deixá-lo sozinho.

Nesses primeiros dias, o pet vai precisar de uma caminha quentinha e bem confortável. Por essa razão, o ideal é deixá-lo no chão do seu quarto.

Isso não precisa ser definitivo, viu! Porém, dessa forma, você vai acalmar seu filho de quatro patas. Por outro lado, se ele ficar sozinho em um lugar que ele não conhece, provavelmente o pet vai chorar. E o que vai acontecer?

Com certeza você vai acabar pegando-o de volta. Com isso, o animal aprende uma coisa muito errada: quando ele chora, os problemas acabam!

Respeite o soninho dos filhotes de cachorro

Quando adotamos filhotes de cachorro, chegamos do trabalho com muita vontade de dar atenção, não é mesmo? Nesse contexto, queremos brincar, dar petiscos, encher de mimos etc. Isso tudo é muito positivo para o pet, mas tem que respeitar o sono.

Por essa razão, pelo menos até os 3 meses, não acorde seu bichinho para nada. Talvez seja difícil, mas faça um esforço. Por causa do crescimento, nessa fase da vida, os filhotes de cachorro podem dormir até 20 horas por dia!

Mantenha a autoridade diante daquela carinha

É de fato muito complicado educar seu cãozinho quando ele faz aquela carinha fofinha. Porém, você é responsável pelo aprendizado dele. Por esse motivo, saiba que algumas atitudes podem dificultar muito a obediência.

Assim, não alimente seu amiguinho quando você estiver comendo. O mais benéfico mesmo é a ração para cachorro. Contudo, nada impede que você dê alguns tipos de comida comuns de vez em quando, como frutas: banana, melancia e maça. Entretanto, não faça isso durante as suas refeições. Do contrário, toda vez que você for comer, vai acabar caindo na tentação de dar um pedacinho de carne, frango etc. Tal comportamento tem sido a causa do sobrepeso de pets em muitas famílias.

Outro ponto importante: não tente educar com gritos e broncas. Desse modo, elogie quando seu cão acertar. Isso vale principalmente para ensinar o lugar certo de fazer xixi e cocô. Assim, quando ele fizer as necessidades na área adequada, dê um petisco ou interaja com carinho para estimular o entendimento.

Mais uma dica sobre filhotes de cachorro: ignore se o pet morder o que não pode ou rosnar. Quando ele estiver bem comportado, dê brinquedos para ele se entreter. Desse jeito, o animal vai assimilando como agir.

Estimule a socialização dos filhotes de cachorro

Mesmo ainda não imunizados, os filhotes de cachorro precisam iniciar a socialização antes dos três meses. Portanto, apresente animais vacinados de amigos ou vizinhos. Além disso, sempre que possível, ponha o pet em contato com outros seres humanos. Desse modo, ele vai ficar mais confiante.

Como você pôde notar, os filhotes de cachorro necessitam de muita atenção e cuidados nessa fase da vida. Porém, com carinho, amor e paciência, eles aprendem rapidinho. Com isso, será mais qualidade de vida para vocês dois!

Que tal saber mais sobre a criação de pets? Então leia também nosso artigo com as vantagens de ter um bichinho de estimação!

Por favor, siga-nos e curta-nos
error0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *