jardinagem: horta de temperos em cima de uma pia

Jardinagem: aprenda a montar uma horta em casa

Além de ser um hobby muito terapêutico, a jardinagem em casa pode ser uma excelente maneira de melhorar a sua alimentação. Assim, nesse contexto de quarentena, coronavírus e Covide-19, você já pensou em plantar uma hortinha?

Com condimentos frescos, sua comida vai ficar mais saborosa e perfumada. Porém, esse não é o único motivo para aderir à ideia. Afinal, os temperinhos deixam a casa mais agradável como enfeites decorativos. Quer saber mais? Então venha com a gente e aprenda como fazer horta de temperos!

Escolha o local adequado

Ao contrário do que muita gente pensa, a jardinagem de temperos não precisa de muito espaço. Ou seja, mesmo quem mora em apartamento ou casa pequena pode partir para a aventura.

No entanto, lembre-se de escolher um lugar bem-iluminado, no qual bata sol pelo menos duas horas por dia. Mais uma dica é fazer a horta perto da cozinha — mas não do fogão — para facilitar a colheita no dia a dia.

Se você tem animal doméstico, outro ponto importante de como fazer horta de temperos é deixar as plantinhas longe do chão. Isso porque o aroma das verdurinhas pode despertar a atenção dos pets. Por causa desse perfume, há sempre o risco de os peludos não resistirem e morderem as plantinhas.

Diante disso, uma boa alternativa é apostar na jardinagem vertical, com os vasinhos ou canteirinhos presos diretamente nas paredes. Mas também vale colocar em prateleiras, batentes de janelas, mesinhas etc. Use toda a sua imaginação para dar aquele up no décor, uma vez que, assim como os aquários e peixes, as hortaliças também melhoram o astral e o design.

Providencie terra de qualidade

Outro segredo da jardinagem de temperinhos é uma terra de qualidade, com a quantidade correta de adubo. Afinal, é o equilíbrio de materiais orgânicos que vai garantir os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável.

Geralmente, uma terra boa é mais soltinha e sem aspecto de argila ou areia. Além do tamanho e da saúde dos vegetais, a terra também interfere na beleza das plantinhas. Desse modo, procure em lojas especializadas ou até mesmo em alguns pet shops confiáveis a terra adequada para uma horta de sucesso.

Selecione as melhores hortaliças

Na hora de montar o menu da sua jardinagem, prefira condimentos fáceis de se adaptar a climas mais quentes, predominante em muitas regiões do país. Nesse contexto, você deve optar por espécies com uma certa resistência ao calor. Veja a seguir algumas opções e os respectivos cuidados!

Alecrim

Excelente tempero para carnes vermelhas, o alecrim vai bem em lugares com bastante vento e sol. Assim, em condições favoráveis, ele cresce muito, chegando a superar um metro de altura. Desse modo, no vaso, escolha um modelo com pelo menos 30 centímetros de profundidade para comportar bem as raízes. No entanto, quem mora em casa e tem quintal, pode cultivar essa hortaliça direto na terra.

Orégano

Muito utilizado nas pizzas, o orégano não pode faltar quando falamos de hortas e jardinagem. Além desse tipo de refeição, ele é um ingrediente que combina com pratos assados e molhos. Esse vegetal aprecia temperaturas mais amenas, mas precisa pelo menos de um pouco de sol.

Hortelã

Outra estrelinha de qualquer horta é a hortelã, que fica uma delícia em chás e sucos. Com uma terra abundante em adubo e sempre molhadinha, essa planta se desenvolve de forma impressionante. Também dá para usar em receitas de doces e salgados.

Manjericão

O manjericão é muito utilizado em molhos de tomate, mas também fica muito apetitoso em lanches que levam queijo e em pizzas. Além de fácil de cuidar, essa hortaliça tem variações que lembram o limão, o cravo, entre outras espécies.

Salsa, coentro e cebolinha

Quem ama jardinagem sabe: uma horta de respeito não pode ficar sem salsa, cebolinha e coentro. Afinal de contas, quando o assunto é tempero, essas plantinhas são as mais utilizadas na culinária brasileira. Dá para semear em vasos, em canteirinhos e direto na terra. Faça buraquinhos de meio centímetro e coloque 8 sementes em cada orifício. Assim, você poderá colhe-los já em forma de maços.

Portanto, praticar a jardinagem pode ser uma ótima escolha para passar o tempo. Afinal, aprender como fazer uma horta de temperos é uma atividade muito prazerosa. Além disso, você também levará mais sabor para a comida. Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este conteúdo!

Por favor, siga-nos e curta-nos
error0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *