Duas pessoas fazendo carinho em seus coelhos de estimação

Coelhos: veja como cuidar desse pet!

Quem ama os animais dificilmente vai resistir à fofura dos graciosos coelhos. Esses mamíferos de orelhas enormes são ótimos companheiros como animais domésticos. Com carinho, interação e brincadeiras, esses animaizinhos se tornam muito amorosos.

Além disso, ao contrário do que muita gente pensa, ter um coelho em casa não exige muitos cuidados. Evidentemente, qualquer bichinho de estimação precisa do carinho e da dedicação dos donos. Porém, coelhos quase nunca necessitam de medicação com vermífugos. Mais do que isso: eles não tomam vacinas!

Outra boa notícia para escolher esse simpático orelhudo como pet é que ele vive muito bem sem outros animais. Os coelhos também ficam satisfeitos com passeios curtinhos, feitos dentro de casa mesmo. Até o espaço de um apartamento é suficiente para esse pequeno mamífero dar as suas voltinhas diárias. Contudo, nada impede você de levá-lo para passear, com supervisão, é claro.

Assim como cães e gatos, os coelhos aprendem a fazer xixi e cocô em um lugar pré-determinado pelos tutores. Para isso, basta ensiná-lo com afeto e paciência. Quer saber mais sobre esse pet diferente? Então acompanhe nosso post!

O que os coelhos comem?

Coelhos devem ser alimentados com folhas escuras como almeirão, espinafre e couve. Mais uma opção para as refeições desse pet são as comidas industriais fabricadas especialmente para eles.

No entanto, ração para cachorro ou para gato não devem ser dadas para esses orelhudos. Também não é bom para o coelhinho as folhas mais clarinhas, como acelga e alface. Outro cuidado importante é evitar os alimentos ácidos — como tomates — e os cítricos — como o limão e a laranja. Desse modo, você vai impedir processos de diarreia no seu amiguinho. Entretanto, o lado bom é que existem diversos tipos de comida que são muito saudáveis para os coelhinhos. Confira algumas opções:

  • Espinafre;
  • Couve;
  • Almeirão;
  • Cenoura;
  • Feno;
  • Aveia em flocos.

Esses pets precisam tomar vacina?

Mais um ponto a favor do coelho como pet é que eles não precisam tomar vacina, como já dissemos. Isso acontece porque, no nosso país, não há doenças virais que afetem esses bichinhos. Em algumas nações os coelhinhos sofrem de enfermidades hemorrágicas provocadas por vírus. Porém, aqui em território brasileiro, essa complicação de saúde não circula.

Coelhos devem receber vermífugos?

Os coelhos também não exigem vermifugações constantes como é o caso dos cães e dos felinos. Afinal, os parasitas de coelhos são muito específicos. Desse modo, a chance de eles serem contagiados é bem pequena.

Porém, de vez em quando, é prudente realizar uma análise das fezes para verificar a presença de parasitas. Nesse caso, um veterinário especialista em coelhos pode orientar melhor quando essa avaliação deve ocorrer, levando em conta a raça, o peso, a idade e eventuais sintomas.

Coelhos soltam pelos?

Os coelhos soltam pelos uma vez por trimestre, quando trocam a pelagem. Assim, esse processo demora até 15 dias. Nesse período, escove o pet mais vezes por semana. Com essa medida, os fios não ficarão espalhados por toda a parte.

Porém, preste atenção na queda de pelos quando não for a época dessa substituição. Esse cuidado é importante porque alguns problemas de saúde, como estresse ou insuficiência nutritiva, também fazem os pelinhos caírem.

Pode acontecer de o coelho pegar pulgas e piolhos. Todavia, com uma boa higienização da área onde ele fica, as chances de isso acontecer são pequenas. Mas fique atento na hipótese desses parasitas aparecerem. Nessa circunstância, para ajudar seu bichinho melhor, não dê medicamentos de cães e gatos. Esses remédios podem gerar intoxicação nos nossos amigos de orelhas compridas.

Portanto, coelhos são excelentes alternativas para bichinhos de estimação. Afinal, não precisa vacinar, eles ficam bem sozinhos, são carinhosos, comem verduras baratas e fáceis de se encontrar e ainda não fazem muito barulho. Mas nada disso se compara à capacidade de amor desse pequeno mamífero orelhudinho. Gostou do nosso artigo? Então compartilhe!

Por favor, siga-nos e curta-nos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *