fazendo um minijardim

Como fazer minijardim em casa? Descubra aqui!

Aprender como fazer minijardim pode ser uma rica experiência em tempos de quarentena e home office. Afinal de contas, é um jeito muito barato de criar um novo hobby. Ao mesmo tempo, você consegue dar uma renovada na decoração, aliviar o estresse e até mesmo ganhar um dinheirinho a mais.

Os jardins em miniatura podem ser feitos com as mais variadas espécies, técnicas, acessórios e enfeites. Assim, ter uma horta em casa ou uma versão reduzida de uma floresta pode ser o que faltava para melhorar o astral do ambiente. Quer mais dicas sobre o tema? Então veja neste post como fazer minijardim sem erros!

Quais são as melhores plantas para um minijardim?

Se dar bem na arte de como fazer minijardim começa com a escolha das espécies mais adequadas para casa ou apartamento. Assim, as plantas que dependem menos de sol e água são as mais indicadas para esse objetivo.

Dessa maneira, é muito mais fácil fazer de qualquer cantinho um lugar com mais beleza, alegria e bem-estar. Por ficarem bem à meia-sombra e necessitarem de pouca água, cactos e suculentas são ótimas para um jardim minúsculo.

Afinal, elas são próprias para cultivar em casa, mesmo dentro da sala, do quarto ou até da cozinha. Confira outras opções interessantes!

  • cactos;
  • peperômia,
  • musgo tapete,
  • vale-da-lua,
  • barba-de-velho,  
  • gerânio morango,
  • mini-cálamo-do-japão,
  •  suculentas;
  • filodendros;
  • lírio da paz;
  • echeveria;
  • moreia bicolor;
  • violeta.

Quais são os materiais necessários?

Antes de entender direitinho como fazer minijardim, é preciso saber quais utensílios e materiais utilizar. Por esse motivo, pense no recipiente. Você pode plantar em latinhas, vasinhos, terrários de vidro e até pequenos aquários.

Contudo, certifique-se de que a estrutura escolhida para abrigar a planta tenha furinhos para a drenagem da água. Nesse sentido, se sua opção for os terrários e aquários, saiba que eles não costumam apresentar orifícios para o escoamento.

Dessa forma, tenha muito cuidado com a quantidade ideal de água nesse tipo de objeto. Jogue apenas o suficiente para molhar a terra, sem acumular muito volume no fundo.

Mais uma dica: aguarde até que sua plantinha fique com as folhas enrugadas e a terra sequinha antes de colocar mais água. Observe alguns apetrechos indispensáveis:

Recipiente

Como já dissemos, será necessário um recipiente para plantar. Nesse caso, existem milhares de opções: de vidro, cerâmica, barro e até improvisadas, como uma panela velha ou um baldinho.

Substrato

O substrato é uma terra com nutrientes a mais para sua plantinha. Não tem como fazer minijardim sem esse composto. Isso porque essa mistura oferece substâncias minerais e orgânicas. Dá para comprar substrato já prontinho e balanceado: basta despejar no vaso e molhar!

Esse produto afeta diretamente o crescimento das plantas, além de dar sustentação para os caules e troncos. Por essa razão, conte com estabelecimentos de confiança quando for adquirir o seu substrato.

Enfeites

Pedras decorativas, areia colorida, cascalhos e cogumelos de cerâmica são exemplos de acessórios decorativos encantadores e cruciais para um pequeno jardinzinho. Afinal, os enfeites vão dar o acabamento perfeito para o design. Por esse motivo, essas peças também são fundamentais para ter êxito na tarefa de como fazer minijardim.

Ferramentas

Além dos itens já mencionados, algumas poucas ferramentas são importantes no seu minijardim: pazinha, balde, borrifador, regador pequeno e tesourinha para realizar as podas.

Como realizar a montagem das plantas?

As plantinhas pequenas são mais fáceis de cuidar e mais baratas do que as de tamanho convencional. Desse modo, basta tomar as medidas corretas na hora da montagem. Além disso, tenha alguns cuidados na manutenção. Veja um passo a passo!

  1. Lave o recipiente escolhido com água e sabão neutro. Dessa maneira, você evitará doenças;
  2. Cubra o fundo com pedrinhas ou então com cascalho. Assim, é simples garantir uma boa drenagem;
  3. Solte a terra original (aquele que vem em volta da raiz), chamada de torrão, no vaso selecionado. Além desse procedimento, preencha o restante do recipiente com o substrato;
  4. Coloque uma pequena camada de pedrinhas ou cascalho por cima da terra. Essa técnica é necessária para impedir a vaporização da água.

Como usar o minijardim na decoração de casa?

Quando falamos em como fazer minijardim, no final, o resultado deve deixar sua casa um pouquinho mais parecida com a natureza. Assim, um efeito decorativo recheado de criatividade também é importante.

Desse modo, permita que sua imaginação ganhe asas. Ou seja, aposte em pequenos detalhes para um visual mais bonito: tronquinhos, gravetos, areia colorida bonequinhos de cerâmica, pequenas conchas etc.

Mais uma dica é usar recipientes inusitados para plantar: canecas, xícaras, embalagem de azeite e garrafas pet ficam incríveis. Outra dica de décor é apostar no jardim vertical. Para isso, pendure pequenas prateleiras nas paredes para colocar suas miniaturas verdes.

Como ganhar dinheiro com minijardim?

Outro segredinho de como fazer minijardim é que dá para ganhar um dinheirinho a mais com as pequenas plantinhas. Afinal, em tempos de coronavírus, muita gente está passando mais horas do dia em casa.

Por isso, criar um hábito saudável é algo que de muito valor. Desse modo, divulgue suas criações verdes nas redes sociais. Além disso, não esqueça de ressaltar os benefícios dessas minúsculas obras de arte ecológicas: são baratas, não necessitam de grandes áreas e exigem poucos cuidados.

E você? Entendeu direitinho como fazer minijardim? Com pouco dinheiro e uma pitada de disposição, você vai mudar o layout da sua casa, trazendo mais verde para sua vida. Além disso, é uma chance ótima para incrementar seus rendimentos. Que tal saber a opinião dos amigos e familiares? É simples: compartilhe as ideias deste post nas redes!

Por favor, siga-nos e curta-nos
error0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *