mão fazendo carinho do gato

Brincadeiras para gato: veja como se divertir com o bichano!

Você sabia que as brincadeiras para gato são quase tão importantes como a alimentação? Isso acontece porque os felinos são extremamente inteligentes e precisam de estímulos ao longo do dia. Assim, o bichano fica muito mais saudável, uma vez que diminuem as chances de estresse, depressão, ansiedade e sobrepeso.

Nossos gatinhos necessitam exercitar a mente e o corpo com desafios no cotidiano. Essa carência faz parte da característica desses pets, que na natureza são exímios predadores. Por esse motivo, as brincadeiras para gato devem fazer parte da rotina.

Quando nossos pets bigodudos não têm atividades suficientes, eles acabam procurando roupas, sapatos e móveis para arranhar e simular a caçada.

Apesar de ser crucial para a saúde do felino, a brincadeira em casa não pode causar apenas frustração.

Por exemplo: jogar a luz de uma caneta a laser pode fazer mais mal do que bem. Afinal, o pet nunca consegue apanhar o alvo, algo que pode se tornar uma fonte de irritação. Quer saber mais? Então venha com a gente e acompanhe nossas dicas!

Pegar a bolinha

Por mais estranho que pareça, uma das brincadeiras para gato mais interessantes é pegar a bolinha. Esse jogo queridinho dos cachorros também costuma ser apreciado pelos felinos.

Uma dica é enrolar corda ou barbante em volta da bolinha. Assim, o gatinho também pode aproveitar o jogo para deixar as unhas afiadas, sendo que eles adoram fazer isso.

Caçar a meia

Mais uma das brincadeiras para gato que fazem sucesso com esse animal é caçar um par de meias velhas. Desse modo, corte as peças em várias tiras, como se fosse uma franjinha, e prenda-as com um barbante em uma vareta.

Em seguida, coloque as meias na frente do bichano, puxando um pouco a cada vez que ele se aproximar. Assim, você pode esticar a estrutura para que ele salte, corra ou simplesmente caminhe até o brinquedo. Porém, é importante deixar que ele alcance o objeto de vez em quando.

Desse modo, a dica aqui é intercalar: uma vez ele pode tocar no tecido e, na outra, não. Isso se torna desafiante e é uma maneira legal de interagir com ele em tempos de quarentena e Covid-19. Pode fazer mais bem para você do que para o pet. Acredite!

Esconde-esconde

O esconde-esconde em caixas de papelão também está entre as opções de brincadeiras para gato. Além disso, ele pode se divertir sozinho com essa ideia, quando você precisar sair ou tiver que trabalhar.

Pegue uma caixa maior do que seu bichano e recorte portinhas em suas laterais. Dentro, você pode introduzir uma garrafinha com pequenos furos com petiscos.

Assim, ele vai ficar entretido tanto com o entrar e sair da caixa como com as tentativas de apanhar as guloseimas. Nesse caso, é importante que os orifícios da garrafinha não sejam muito largos para não sair uma quantidade exagerada de delícias.

Por outro lado, certifique-se de que dá para o grãozinho passar pela abertura. Afinal, como já dissemos, exercícios que só frustram deixam esse animal doméstico aborrecido.

Variedade de brinquedos

Independentemente da idade do gato, os felinos são cheios de personalidade e têm muita necessidade de novos estímulos. Diante disso, prefira ter vários brinquedos baratos ou até mesmo artesanais do que poucos artigos caros e sofisticados.

Isso porque, por mais que o bichano adore uma novidade, em poucos dias, ele poderá enjoar do acessório. Afinal, o felino quer sempre novas cores, odores e texturas.

Gatificação da casa

Fazer a chamada gatificação da casa pode se transformar em uma das melhores brincadeiras para gato. Você sabe o que essa palavra significa?

Gatificar um ambiente nada mais é do que ter itens para o gatinho se divertir colocados de forma harmoniosa na decoração da casa. Com a domesticação dos bichanos, eles ficaram sem muito espaço para exercitarem seus instintos de animal.

Assim, surgiram muitos problemas como excesso de peso, dificuldade para tomar a quantidade ideal de água e até mesmo a depressão, como já explicamos no início deste post.

Nesse cenário, para ajudar seu bichinho, você pode adaptar a casa para o gosto felino. Dessa forma, uma boa sugestão são as prateleiras que formam verdadeiras trilhas aéreas para o pet. Assim, ele se sente mais seguro, longe de pessoas e de outros animais. Além disso, ele pode caminhar na estrutura.

Outros objetos que podem se tornar uma diversão para os bichanos são as redes, os arranhadores, as fontes de água e os nichos.

Portanto, não faltam alternativas de brincadeiras para gatos. Além disso, não é preciso muito dinheiro nem muito tempo para fazer a diversão dos bichanos. Afinal, bastam um pouquinho de afeto e um número variado de brinquedos, mesmo que simples. Quer saber mais? Então siga a Chácara Pet no Facebook e a Chácara Pet no Instagram!

Por favor, siga-nos e curta-nos
error0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *