Banho em cachorro: quando e como realizar!

Quem tem um cãozinho em casa sabe bem: o banho em cachorro é essencial para deixá-lo saudável, livrando-o de parasitas e também de nós na pelagem. No entanto, muitas vezes temos algumas dúvidas sobre a melhor forma de limpar nossos amados filhos peludos.

Assim, a gente se pergunta: qual é o intervalo adequado? Como devo fazer para secar? Quais produtos utilizar? Isso sem mencionar um monte de outros questionamentos que passam em nossas cabeças.

Geralmente, o banho em cachorro proporciona diversos benefícios para o pet. Porém, em excesso, essa limpeza pode trazer prejuízos como alergias, irritações e outras doenças.  

Não existe uma regra única quando falamos em periodicidade do banho. Afinal, ela depende do tamanho do pelo, das condições de saúde e até mesmo da rotina de cada cãozinho.

Além disso, filhotes precisam de cuidados especiais na hora do banho. Por essa razão, consulte um veterinário antes de colocar seu bebê de quatro patas no chuveiro. Quer saber mais? Então confira nossas dicas para dar banho em cachorro em casa!

Quais produtos devem ser utilizados?

Dar banho em cachorro exige produtos apropriados para eles. Afinal, a pele dos cães é bem diferente da humana: é mais fininha, mais sensível e completamente desprovida de glândulas de suor.

Além disso, o shampoo que usamos são ácidos demais para o PH da pele de nossos amiguinhos peludos. Ou seja, compre um bom shampoo para cachorro.

Outra dica é prestar atenção na hora em que estiver lavando seu animal para ver se tem pulgas e carrapatos nele. Quando notar a presença desses parasitas, leve a um veterinário para que o profissional passe uma medicação ou produto na dose certa. Afinal, a quantidade e o tipo de loção podem variar de acordo com a raça, a idade e o peso.

Qual é o intervalo ideal para dar banho em cachorro?

Os cães, em diversos aspectos, não devem ter comportamentos de humanos. Desse modo, assim como o cachorro não pode comer chocolate, ele também não deve tomar banho toda hora.

Nesse sentido, na maioria dos casos, o mais indicado são os banhos a cada 15 dias. Entretanto, cães que ficam dentro de casa podem ser lavados uma vez por mês.

Por outro lado, dar banho em cachorro toda semana pode ser nocivo para o pet. Isso acontece porque a água e o produto removem a oleosidade da pele, que funciona como uma proteção. Desse modo, o bichinho fica mais sujeito à coceiras e descamações.

Como deve ser o passo a passo?

Dar banho em cachorro fica mais simples se seguirmos um passo a passo. Desse modo, primeiro tampe as orelhinhas com bolas de algodão ou então com uma touca. Isso é importante para evitar infecções e inflamações nos ouvidos.

Depois de molhar o cachorrinho do pescoço para baixo, aplique o shampoo e massageie até a cauda, passando pela barriguinha, costas, virilha e as dobras. Capriche também na região genital e nas patas, principalmente entre os dedos.

Na carinha do cão, passe um pano úmido com um pouco do produto. Assim, você não corre o risco de derramar o cosmético nos olhos. Para um resultado melhor, aplique um condicionador canino ao final e enxague. Assim, os pelos ficam mais macios e brilhantes.

Como secar corretamente?

Mais uma dica para ajudar seu amiguinho é não deixar nenhuma parte úmida. Por isso, se ele não ficar muito assustado, use um secador com o ar não muito quente. No entanto, se o pet ficar apavorado com o barulho do equipamento, prefira a toalha mesmo.

Nesse caso, tenha a paciência de secar todo o corpinho. Isso é indispensável para impedir o surgimento de doenças dermatológicas. Além disso, caso veja manchinhas ou irritações na pele, procure ajuda veterinária.

Mais um conselho: cães de pelos longos, depois de serem secos, precisam ser também escovados. Assim, os pelinhos não embaraçam. Lembre-se de que os nós podem restringir o movimento e causar dor.

O que fazer se o cão se sujar logo depois de um banho?

Muitas vezes, dar banho em cachorro pode ser uma tarefa ingrata. Sabe quando acabamos de secar o pet, e ele sai correndo para se esfregar na lama?

Caso isso aconteça, é possível dar banho a seco no seu peludo. Isso mesmo! Assim, você não corre o risco de lavá-lo em excesso, algo que pode ser bastante nocivo. Para isso, recorra ao shampoo a seco canino!

Esse produto é ótimo também para aqueles dias mais frios, quando o animal está sujinho, mas você morre de dó de molhá-lo.

O shampoo a seco canino não precisa de enxague. Além disso, pode ser aplicado rapidamente em qualquer local. Trata-se de um produto que neutraliza os odores, perfuma e limpa sem agressão à pele nem ao pelo.

Portanto, dar banho em cachorro exige alguns cuidados, mas não é nada de outro mundo. Com algumas dicas, atenção e carinho, esse pode ser um momento especial entre vocês.

Agora, se você ainda tem dúvidas sobre como criar seu cãozinho, leia também nosso artigo que conta como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo!

Por favor, siga-nos e curta-nos
error0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *