gatos e cachorros de raças diferentes

Gato e cachorro juntos: 4 dicas para o bom convívio!

Certamente você já ouviu aquela frase que diz “brigando como cão e gato”, não é mesmo? No entanto, ao contrário do que muita gente pensa, dá para criar gato e cachorro juntos sem nenhum problema. Para isso, no entanto, podem ser necessárias algumas medidas por parte dos tutores.

Afinal, esses animais têm personalidades diferentes. Além disso, outros fatores são capazes de gerar uma certa rixa entre eles: raça, peso, idade e as características individuais do pet mesmo.

Geralmente, os cãezinhos são fortes e brincalhões. Por sua vez, os felinos são mais ariscos e velozes. Assim, quando eles brigam, pode acabar em muita confusão.

Por outro lado, os animais que são acostumados um com o outro desde filhotes tendem a ficar amigos naturalmente.

Porém, naquelas situações que eles são obrigados a conviver já adultos, a situação muda de figura. No entanto, existem muitos truques que ajudam a estimular o afeto entre cães e bichanos. Quer saber como ter gato e cachorro juntos em paz e harmonia? Então venha com a gente!

1. Aprenda a acostumar gato e cachorro juntos

Antes de deixar gato e cachorro juntos sem supervisão humana, é preciso fazer uma adaptação. Para tanto, coloque os dois pets na sua frente e faça carinho em ambos. Nessa hora, estimule que eles se cheirem, para que se conheçam.

Nesse início de convivência, não permita que seu gatinho fique só com o cachorro em casa em um mesmo cômodo do imóvel. Por isso, quando for sair, providencie que cada um tenha seu espaço, completamente isolado do outro. Isso evitará ataques na sua ausência.

2. Divida a sua atenção

Assim como acontece entre dois cachorrinhos, os pets podem sentir ciúmes uns dos outros. Por essa razão, dedique um tempo para brincar só com o gato. Depois, faça a mesma coisa com o cachorro.

Se estiver muito corrido, faça atividades rápidas de 15 a 20 minutos com cada um dos seus filhos peludos. Dessa forma, você vai ensinar que todos são muito amados pela família.

Lembre-se de que um animal de estimação pode ficar deprimido ou com muito estresse quando sente que está sendo deixado de lado.

Por isso, a disciplina de dividir o tempo vai ajudar seu bichinho canino a receber a mesma atenção dedicada a seu amado bichano e vice-versa.

3. Proporcione ambientes calmos

Mais uma dica para manter gato e cachorro juntos numa boa é ter ambientes que favoreçam o relaxamento. Assim, você reduz o instinto de brigas. Uma excelente forma de tranquilizar a casa é borrifar essências com efeito calmante.

Outro bom truque é respeitar as características felinas de isolamento. Os gatinhos necessitam de lugares nos quais o cachorrinho não possa chegar. Essa distância serve para dar um tempo na relação e tirar o gato de um estado constante de alerta.

Para tanto, prateleiras nas paredes repletas de brinquedinhos pendurados, como um móbile, são as alternativas mais indicadas para os felinos. Assim, quando seu bichano se cansar do cão, terá sempre um refúgio. Ou seja, as chances de briga serão bem menores.

Ao mesmo tempo, arranje uma caminha para o cachorro, de modo a repreender o gato se ele tentar se apoderar desse cantinho.

4. Chame a atenção dos pets quando houver brigas

Anote aí mais uma dica para manter gato e cachorro juntos: ficar de olho para repreender todas as brigas. Na maioria dos casos, os cães perseguem os bichanos, e não o contrário.

No entanto, não é raro ver cão com medo de gato, principalmente quando o felino tem uma personalidade mais forte ou está na casa há mais tempo.

Embora os gatinhos não sejam tão fortes quanto os cachorrinhos, os felinos têm garras afiadas e também são exímios predadores. Por esse motivo, acompanhe o comportamento dos dois e corrija toda vez que qualquer sinal agressivo for emitido. Diga um não bem firme. Persista nesse comando até que eles parem de se estranhar.

Assim, em pouco tempo, você vai tirar uma foto fofa de seu cachorrinho ao lado do seu gatinho.

Portanto, criar gato e cachorro juntos exige paciência, dedicação e tempo. Porém, o esforço valerá a pena quando toda a família estiver em perfeita paz, não acha?

Para chegar lá, siga nossas dicas e incentive a amizade desses dois amados pets. Quer dividir este conteúdo com amigos e familiares? Então compartilhe este post e acompanhe a Chácara Pet para mais dicas fantásticas! Também tem Chácara Pet no Facebook e Chácara Pet no Instagram!

Por favor, siga-nos e curta-nos
error0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *