Como fazer brinquedo para gato: veja 5 dicas

Se você tem felinos em casa e quer vê-los felizes, saiba que esses pets precisam de desafios no dia a dia. Afinal, brincadeiras e atividades físicas simulam o que seria a vida na natureza. Esses animais são caçadores por instinto. Desse modo, aprender como fazer brinquedo para gato será muito útil para ele gastar energia e sentir bem-estar.

Na realidade, a brincadeira é tão importante como se alimentar direito ou mesmo beber a quantidade ideal de água todos os dias.

Para os gatinhos que ficam muito tempo sem os donos, brinquedos e acessórios são ainda mais importantes. Quer saber como ajudar seu bichinho a ser mais feliz? Então confira nossas 5 dicas de como fazer brinquedo para gato.

1. Varinha

Nossa primeira ideia de como fazer brinquedo para gato é fácil e costuma ser um sucesso entre os felinos. Basta encontrar um pedaço fino de madeira, um barbante e um objeto interessante.

Em seguida, amarre essa linha na ponta da vareta e o acessório na extremidade do fio.  Pode ser uma bolinha, um novelo de lã, um brinquedinho de plástico ou qualquer coisa que pareça uma presa.

Depois, é só começar a brincadeira, colocando o alvo na frente do gatinho. Brinque de puxar, mas deixe seu filho peludo encostar no acessório de vez em quando.

Ao contrário do que muita gente pensa, gatinhos também gostam de interagir com os donos. Aliás, isso ajuda a evitar doenças de gato causadas pelo estresse, como alergias de pele e complicações gastrointestinais

2. Túnel de caixas de papelão

Independentemente da idade do gato, felinos sempre apreciam brincar e passar por situações de superação.

Por esse motivo, até os mais velhos demandam certa atenção nesse quesito. Nesse contexto, um túnel com caixas de papelão pode ser uma excelente alternativa.

Pegue entre quatro e cinco caixas e faça cortes nas laterais do tamanho que seu pet possa atravessar. Encaixe o buraco de uma caixa no de outra até formar seu túnel especial.

Além disso, ponha arranhadores, petiscos e outros acessórios que seu bichano aprecie. Ele vai adorar fazer o percurso enquanto acha novidades pelo caminho. Esse brinquedo tem a vantagem de que o animal não precisa do tutor para se divertir.

3. Prateleiras

No tema como fazer brinquedo para gato, a altura sempre será uma boa atração. Afinal, eles gostam de se sentir por cima e do ato de escalar.

Por esse motivo, ter prateleiras que formem escadas são uma diversão sem fim para os bichanos.

Pregue as estruturas nas paredes e escolha tábuas com tamanho compatível com seu animal de estimação. Lembre-se de deixar uma distância segura entre elas e de providenciar um cantinho aconchegante para o felino no local mais alto.

Além de serem ótimas para estimular a atividade física do seu amiguinho, as prateleiras também podem dar um toque especial na decoração da casa.

4. Redes

Mais uma opção de brincadeiras para gatos são as redes de descanso semelhantes àquelas que nós usamos na varanda ou na casa de praia.

Como os gatinhos amam se esconder debaixo de mesas e cadeiras, esses são excelentes locais para pendurar o acessório. Basta encontrar um tecido resistente e amarrar as pontas.

Tricoline, nylon e tecido atoalhado são algumas opções. Deixe uma bolinha ou brinquedinho na rede. Assim, o gatinho vai ficar mais interessado.

5. Tapetinho de grama

Por fim, nossa última alternativa de como fazer brinquedo para gato é o lounge ou tapetinho de grama. Desse modo, escolha um canteirinho ou uma bacia com as bordas não muito altas.

A grama de milho é muito indicada para os felinos. Eles amam comer e deitar sobre esse matinho. Para o plantio, coloque os grãos de milho (de pipoca de panela, não serve a de micro-ondas) na terra adubada.

Em seguida, você deve regar até o vegetal crescer na altura que você achar ideal. Além de brincadeira, a grama ajuda a melhorar o sistema digestivo dos bichanos.

Portanto, quando o assunto é como fazer brinquedo para gato, não faltam opções. Assim, com criatividade e carinho, você vai deixar sua casa cheia de aventuras e diversões para seu amiguinho.

Quer mais dicas sobre como criar seu pet? Então leia também nosso post sobre as cores das fezes de cães e gatos!

Por favor, siga-nos e curta-nos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *