gato deitado

Curiosidades sobre gatos: veja 9 coisas incríveis sobre felinos!

Por serem pets mais calmos e comedidos, os felinos muitas vezes são tachados de animais pouco afetuosos ou que não gostam de interagir com seus donos, o que não é verdade. Existem muitos mitos envolvendo esses misteriosos bichinhos. Assim, também sobram curiosidades sobre gatos por aí.

De fato, os bichanos são bem mais independentes do que os cães. No entanto, isso não impede esses fascinantes animais de dar amor para seus tutores.

Por exemplo: eles se relacionam com as pessoas há milhares de anos: o fóssil do gato mais antigo do mundo, encontrado no Chipre, tem mais de 9.000 anos.

Mas as excentricidades não param: bichanos têm até impressões digitais, que ficam em seus focinhos. Vale lembrar ainda as lendas em torno dos felinos, como a que os gatos pretos dão azar ou que os bichanos contam com 7 vidas.

Quer saber coisas sobre os bichanos que são mesmo verdade, embora não pareçam? Então leia nosso post e desvende 9 curiosidades sobre gatos! Venha com a gente e entenda melhor seu filho de bigodes!

1. Felinos também podem ser adestrados

Uma das mais interessantes curiosidades sobre gatos é que eles podem ser adestrados. Afinal, esse pet é muito inteligente e consegue aprender comandos para sentar, dar a patinha, ir e ficar.

Aliás, os bichanos podem até mesmo passear de coleira. Ou seja, dá para se divertir com o gato assim como fazemos com os cães.

Contudo, o processo de aprendizado é um pouco distinto daquele usado com cachorros. Por esse motivo, repita o comando quantas vezes forem necessárias até o felino compreender.

Uma boa dica é dar petiscos quando ele acertar. Sim, bichanos adoram recompensas.

2. Gatos têm a audição mais desenvolvida do que os cães

A audição de um gato é melhor do que a de um cão. Um gato consegue ouvir sons de alta frequência. Além disso, um gato faz cerca de 100 sons diferentes, enquanto um cão consegue cerca de 10.

3. Bichanos não sentem o gosto de alimentos doces

Mais uma entre as diversas curiosidades sobre gatos é que eles não detectam sabores adocicados. Do mesmo modo, outros felinos também não contam com tal habilidade, como leões e tigres.

Na verdade, esses animais têm uma alimentação restrita à carne. Por essa razão, suas línguas não identificam gostos açucarados.

4. Maioria das fêmeas é destra

As gatinhas fêmeas geralmente são destras, isto é, têm preferência em usar a patinha direita. Por outro lado, a maior parte dos gatos canhotos é composta por machos.

Esse mesmo padrão é visto nos seres humanos, já que a maior parte das pessoas canhotas é formada por homens. Nesse sentido, existe a suspeita de que o fenômeno tenha relação com os hormônios sexuais.

5. O suor dos gatinhos sai pelas patinhas

Outra informação interessante para ir para a lista de curiosidades sobre gatos é o suor. Assim, saiba que os felinos não contam com glândulas sudoríparas como os humanos. Para manterem a temperatura do organismo equilibrada, eles perdem calor pelas patinhas, se lambem e respiram mais profundamente.

6. O nariz dos bichanos é como uma impressão digital

Cada gatinho apresenta um desenho único no nariz que não é encontrado em nenhum outro animal. Dessa forma, podemos dizer que o design do focinho é como a impressão digital dos dedos nos seres humanos.

Quando olhamos para um bichano bem de perto, vemos linhas e bolinhas que formam figuras exclusivas. Assim, independentemente da idade do gato, seu peso ou raça, dá para usar o narizinho como uma forma de identificá-los.

7. Felinos podem viver até 20 anos

Mas nossas curiosidades sobre gatos ainda não acabaram. Outro fato inusitado é a longevidade: bichanos no ambiente doméstico vivem em média 20 anos.

Além disso, alguns indivíduos ultrapassam os 30. Para se ter uma ideia, essa média é equivalente a 100 anos de uma pessoa.

8. Gatos gostam de “amaciar” seus donos

Afofar os donos, como se estivesse amassando um pãozinho, é uma das brincadeiras de gato preferidas. Eles gostam desse gesto porque lembra o contato com a mamãe gatinha.

Afinal, quando bebês, os felinos fazem essa massagem na mãe para incentivar a produção de leite.

Na relação com os humanos, tal comportamento é usado para demonstrar afeto e para marcar território, principalmente se houver outros animais na casa.

9. Fezes do gato podem revelar seu estado de saúde

As fezes de cães e gatos, assim como a nossa, se modificam de acordo com o estado de saúde do organismo. Por exemplo: os excrementos de coloração branca revelam que o intestino não está bem.

Por sua vez, o cocô amarelado é um indício de uma digestão muito acelerada, o que costuma ocorrer quando eles ingerem alimentos estragados.

Para aliviar o animal nessa situação, dê água na quantidade ideal, sempre fresca e limpinha.

Além disso, quando as fezes ficam vermelhas, geralmente é sangue. Por isso, leve o felino ao veterinário para investigar uma possível doença de gato.

Portanto, não faltam curiosidades sobre gatos para você aprender mais sobre seu bichano. Com um pouco de paciência e atenção, você vai descobrir muito mais fatos interessantes sobre esses pets. Por falar nisso, que tal ficar por dentro das novidades do mundo animal? É simples: siga a Chácara Pet no Facebook e Chácara Pet no Instagram!

Por favor, siga-nos e curta-nos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *