benefícios da castração em cães

Benefícios da castração em cães e gatos: tire suas dúvidas!

Quando o assunto é castrar cachorrinhos e gatinhos, o que não faltam por aí são mitos, fake news e dados equivocados, infelizmente. Por exemplo: quem nunca ouviu dizer que a fêmea precisa dar pelo menos uma cria para ser saudável? Isso não é verdade. E aquela história de que os machos operados ficam tristes e deprimidos? Outro absurdo! Na verdade, os benefícios da castração de cães e gatos são inúmeros.

Em outras palavras, aquela ideia de que os animais sentem falta de sexo e de ter filhotes é completamente falsa. Esses são sentimentos humanos. Por isso, cachorros e felinos que passaram por essa cirurgia não têm vontade de acasalar, uma vez que eles são instintivos.

Aliás, acontece justamente o contrário: um animal fértil que é reiteradamente impedido de cruzar tende a ficar bem mais frustrado do que um bichinho castrado. Quer saber mais? Então venha com a gente e confira os benefícios da castração em cães e gatos!

Como é realizada a cirurgia de castração?

Entre os benefícios da castração em gatos e cães é que a intervenção cirúrgica é simples para machos e fêmeas. Desse modo, nos bichinhos de sexo masculino,  o procedimento — uma pequena incisão — dura aproximadamente 15 minutinhos.

Nas cadelas e gatinhas, a cirurgia é um pouco mais demorada: de 30 a 40 minutos, sendo que são removidos o útero e os ovários. Para fêmeas, o mais indicado é fazer a operação bem cedo, ainda antes do primeiro cio.

Quais são os benefícios da castração de cães e gatos?

Os benefícios da castração de cães e gatos começam na mudança comportamental dos animais. Afinal, quando os pets são férteis, toda vez que uma fêmea entra no cio, haverá um reboliço de machos nas redondezas.

Esse fenômeno ganha uma proporção que os humanos não conhecem. Isso porque os machos — cachorros e felinos — podem sentir o cheiro das fêmeas mesmo distantes delas. Ou seja, um cão não castrado, por exemplo, passará pelo estresse de sentir vontade de acasalar muitas vezes na vida. Só que existem outros ganhos em fazer a cirurgia. Confira a seguir!

Aumento da expectativa de vida

Um dos mais importantes benefícios da castração em gatos e cães é a ampliação da expectativa de vida. Assim, animais castrados podem viver até 5 anos a mais, em média.

Como a cirurgia impede as ninhadas indesejadas, menos filhotes são expostos nas ruas ou às condições de maus-tratos.

Além disso, os gatos e cachorrinhos machos não “fugirão” mais em busca de parceiras. Desse modo, será viável evitar atropelamentos e brigas com oponentes pela atenção da “dama”.

Queda da agressividade

Depois de passarem pelo processo, os machos param de produzir testosterona, um hormônio que ajuda a despertar os instintos mais agressivos. Por esse motivo, também está na lista de benefícios da castração em cães e gatos uma melhora na conduta, que tende a ficar mais calma.

Outro pensamento equivocado é achar que o pet vai engordar depois da operação. Como já dissemos, ele ficará mais calmo, por isso provavelmente fará menos atividades físicas.

Nesse sentido, os tutores devem estimular os exercícios, seja levando os cães para passear, seja fazendo brincadeiras para gatos. Também está à disposição no mercado uma ração apropriada para animais castrados.

Esse tipo de alimento conta com uma quantidade menor de gorduras e um maior volume de fibras, o que amplia a sensação de saciedade.

Redução das chances de câncer de mama

Mas os benefícios da castração em gatos e cães não para por aí! Por exemplo: nas cadelas, a cirurgia previne o câncer de mama em 99% dos casos de operações realizadas antes do primeiro cio.

Por sua vez, nas gatas, o perigo de tumores nas mamas também reduz, numa queda que oscila entre 40% e 60%. Outro ponto positivo é que não existem mais os riscos de infecções uterinas graves, já que o órgão é extraído durante a intervenção do veterinário.

Fim do cio nas fêmeas

Fêmeas castradas não passam mais pelo cio. Desse modo, os donos de gatinhas e cadelinhas não precisam mais lidar com os inconvenientes do sangramento.

Além disso, as fêmeas deixam de atrair os machos da vizinhança, acabando com problemas de animais fazendo barulho no portão ou em casas dos arredores.

Também é uma vantagem a eliminação da possibilidade de desenvolver a chamada gravidez psicológica, que não ocorre nas fêmeas operadas.

Diminuição do xixi para marcar território

Um dos grandes benefícios da castração em cães e gatos é o combate ao ato de urinar para marcar território. Nos cachorrinhos, em 60% dos casos os animais melhoram esse comportamento. Desse modo, é bem mais fácil ensinar a fazer xixi no lugar certo.

No entanto, para os cães, a cirurgia deve acontecer antes da maturidade sexual para que haja uma alteração significativa nesse tipo de hábito.

Portanto, são muitos os benefícios da castração em cães e gatos. Afinal de contas, a operação amplia a expectativa de vida, melhora a saúde e ainda corrige alguns comportamentos.

Que tal ficar sempre por dentro das novidades do universo animal? Então acompanhe a gente nas redes sociais: estamos no Facebook e no Instagram!

Por favor, siga-nos e curta-nos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *