cachorro sente frio

Cachorro sente frio? Descubra como agir em dias gelados!

Quando o tempo esfria, os tutores frequentemente ficam na dúvida: cachorro sente frio? Sim, os cães são sensíveis às baixas temperaturas, apesar de terem mais pelos do que os humanos.

No entanto, a sensação de desconforto térmico neles é diferente de uma raça para outra, até pelo volume e pelas características da pelagem.

Desse modo, os cãezinhos com pelos mais curtos costumam sofrer mais em dias gelados.

Além disso, a quantidade de gordura no corpo também interfere. Quer saber o que fazer quando o cachorro sente frio? Então acompanhe nosso post!

Fique de olho nos sintomas que aparecem quando o cachorro sente frio

Quando fizer aquele friozinho, repare na linguagem corporal canina. Mesmo com os pelinhos para proteger, nossos amigos de quatro patas podem ficar incomodados com a friagem. Nessa situação, são comuns os tremores.

Assim, eles podem se chacoalhar para aumentar a temperatura corporal. Outro indicativo de que nossos animais precisam de aquecimento é quando eles praticamente abandonam o consumo de água e ignoram os alimentos.

Mais um dos vários sintomas de que o cachorro sente frio é o focinho escorrendo. Também são indícios espirros e o sono mais longo do que o normal.

Preste atenção nos riscos das baixas temperaturas para a saúde do pet

Assim como a gente, em épocas de clima muito gélido, os cães têm mais chances de pegar gripe. Afinal, o frio favorece a propagação de bactérias e vírus.

Por esse motivo, tome cuidado com recipientes de alimentação e bebedouros, fontes de transmissão desse problema de saúde. Tal enfermidade causa tosse e febre, além de deixar nossos amigos mais expostos a outras doenças.

Agora, se você tem filhotes de cachorro ou bichinhos mais idosos, redobre os cuidados. Enquanto os recém-nascidos podem adquirir hipotermia — capaz de levar à morte—, os animais mais velhos correm o risco de artrose. Isso porque eles tendem a praticar menos atividade física nesse tipo de clima.

Saiba por que cachorro sente frio ao tomar banho em dias gelados

Mesmo com a cobertura natural formada pelos pelinhos, os cães apresentam uma temperatura corporal mais elevada do que a nossa, que gira em torno de 38C° e 39C°. Para se ter uma ideia, a temperatura do organismo humano em circunstâncias normais é de 36,5C°.

Assim, quando as condições externas são muito frias, o cachorro sente frio, ainda mais na hora de molhar a pelagem.

Diante dessa realidade, evite dar banho em clima gelado. Além disso, devemos aumentar os intervalos entre as lavagens de 15 dias para um mês.

Se for necessário banhar em ocasiões mais frias, sempre utilize água morna e seque com o secador. No entanto, o aparelho não deve chegar muito perto da pele para não causar queimaduras.

Mais uma alternativa é o banho a seco. Nesse caso, é só comprar um shampoo sem enxágue, geralmente em embalagens de spray. Desse modo, basta aplicar o produto e esfregar um pouquinho.

Aposte em roupinhas e camas para garantir o conforto do pet

Como já dissemos, o cachorro sente frio com as baixas temperaturas, mesmo com seus pelos mais abundantes. Porém, a pelagem ajuda a barrar a friagem, motivo pelo qual não devemos tosar em condições climáticas que lembrem o inverno.

Mas as roupinhas são grandes aliadas nessa hora, sendo importantes para a saúde do pet. Em outras palavras, os trajes dos animais não servem somente para deixá-los ainda mais fofos e charmosos.

Contudo, evite modelos muito colados no corpinho, bem como aqueles designs com mangas. Esse estilo atrapalha os movimentos dos nossos amiguinhos.

Além disso, o comprimento da peça deve deixar a região do bumbum e órgãos genitais de fora. Assim, não se corre o risco de sujar o modelito na hora de fazer xixi e cocô. Mais uma boa notícia: caminhas e mantinhas de cachorro também são ótimas para espantar o frio!

Portanto, sim, o cachorro sente frio, e você não vai querer ver seu filho de quatro patas sofrendo com isso, não é mesmo? Por essa razão, que tal olhar as novidades da Chácara Pet? Temos roupinhas e caminhas para todos os gostos, tipo de pets, raça, peso e idade!

Quer saber mais? Então siga a Chácara Pet no Facebook e a Chácara Pet no Instagram!

Por favor, siga-nos e curta-nos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *