Cachorro e sua dona no veterinário

Como acabar com pulgas e carrapatos!

Quando a gente resolve adotar um pet, a vida fica mesmo muito mais colorida. Afinal de contas, eles são fofos, fazem inúmeras brincadeiras e enchem a rotina de amor. Porém, ter um animal de estimação requer responsabilidade. Nesse quadro, é natural surgir a dúvida: como acabar com pulgas e carrapatos?

Realmente, os parasitas são muito comuns e exigem cuidados constantes: tanto preventivos como para eliminar infestações. Ainda mais em cães, que adoram dar aquela voltinha pelas ruas, praças e parques. Em uma caminhada rápida, o pet já corre o risco de se contaminar. O mais grave: seu amiguinho pode levar esses insetos e aracnídeos para dentro de casa.

Por esse motivo, preste atenção na linguagem corporal: quando estão com pulgas e carrapatos, os pets se coçam bastante. A boa notícia é que a Chácara Pet oferece inúmeras soluções para você cuidar do seu cão ou gatinho e deixá-los livres desse incômodo. Quer conferir? Então acompanhe!

Utilize medicamentos e entenda como acabar com pulgas e carrapatos

Uma das melhores formas de como acabar com pulgas e carrapatos são as medicações. Nesse sentido, já existem soluções em pepitas, spray e comprimidos. No entanto, o ideal é uma prescrição do veterinário para que o tratamento seja feito com respeito às condições de saúde do seu amiguinho. Confira os principais formatos dos remédios!

Pepita

As pepitas são parecidas com um funil e muito fáceis de usar. Assim, para aplicá-las, você deve abrir a embalagem, remover a coleira do animal e introduzir o conteúdo na nuca, um lugar onde o pet não consegue lamber. Além disso, siga a recomendação dos fabricantes quanto o tempo necessário até o próximo banho. Muitas marcas demoram 48 horas para completar a ação das substâncias e, por isso, não lave seu cão antes desse período.

Spray

O spray é mais uma maneira de como acabar com pulgas e carrapatos. Nesse caso, faça a pulverização no sentido contrário ao crescimento dos pelos. Mais uma dica é espalhar o líquido por todo o corpinho do animal.

Além disso, algumas marcas agem imediatamente. Porém, outras podem levar de 4 horas a três dias para eliminar esses parasitas.

Comprimidos

Os comprimidos são outra opção de como acabar com pulgas e carrapatos. O tempo de proteção varia, assim como o intervalo para o início do efeito. Por isso, dê o remédio conforme as indicações do veterinário ou do fabricante. Na maior parte dos casos, os comprimidos são recomendados para combater infestações já instaladas.

Mantenha a vacinação em dia e veja como acabar com pulgas e carrapatos

Quando o assunto é como acabar com pulgas e carrapatos, a vacinação é importante para a saúde dos animais. Isso acontece porque esses parasitas podem transmitir doenças. Nesse contexto, a imunização não livra o pet de pulgas e carrapatos, mas de muitas enfermidades que eles provocam.

As pulgas, por exemplo, causam coceira e alergia, porém também podem transportar o Dipylidium caninum, que gera a dipilidiose, uma anormalidade nos intestinos. Além dessa doença, as pulgas são fontes de estresse para os animais e de viroses.

Já o carrapato pode transmitir a Babesiose canina, que é uma doença causada por um protozoário que provoca anemia no animal doméstico. Além desse sintoma, a Babesiose apresenta sinais como ausência de apetite, desânimo, febre e diarreia.

Aposte nas coleiras antipulgas

Outra alternativa para proteger o bichinho de estimação é usar coleiras antipulgas. Esses acessórios contam com medicamentos e outros produtos que reduzem as possibilidades de doenças, entre as quais a Leishmaniose.

Uma das vantagens é que a coleira dura alguns meses. Por esse motivo, elas são muito úteis para pets que passam muito tempo em locais abertos.

Invista em shampoos e sabonetes e descubra outra forma de como acabar com pulgas e carrapatos

Shampoos e sabonetes também estão entre as estratégias de como acabar com pulgas e carrapatos. Porém, tenha cuidado na hora da aplicação. Assim, para um resultado melhor, ensaboe o cão ou gato por uns 10 minutos. Depois disso, pode enxaguar normalmente.

Além de amenizar a incidência de parasitas, esses produtos deixam os pelos mais macios. Aliás, alguns têm até um cheirinho agradável.

Capriche na limpeza da casa

Na lição de como acabar com pulgas e carrapatos não são apenas os animais domésticos que precisam de cuidados. Afinal, a casa também requer atenção, isto é, limpeza. Desse modo, os parasitas não conseguem se proliferar no ambiente. Por esse motivo, é necessário lavar as roupas do pet e demais tecidos na residência, especialmente os que ele tem mais contato. Nesse contexto, mantenha sempre higienizados lençóis, capas de almofadas, roupinhas do pet, tapetes etc.

Portanto, entender como acabar com pulgas e carrapatos não é difícil. Afinal, basta garantir uma vacinação em dia e aplicar remédios de forma preventiva, da maneira que o veterinário achar melhor. Desse modo, seu amiguinho fica livre dos parasitas e vocês poderão aproveitar ainda mais a vida juntinhos! Quer saber mais sobre a criação de animais? Então fique de olho nas novidades da Chácara Pet: veja nosso post sobre vacinas para filhotes!

Por favor, siga-nos e curta-nos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *