Menina em uma pt shop com setor de aquarismo admirando os peixes

Peixes para aquários pequenos: confira as melhores opções!

Muita gente tem vontade de ter um animal de estimação, mas falta tempo para cuidar do bichinho ou mesmo dinheiro no orçamento da família. Nesse contexto, uma saída interessante são os peixes de aquários pequenos, isto é, que vivem bem em ambientes de até 40 litros.

Afinal de contas, eles ocupam pouco espaço, eles ocupam pouco espaço, ajudam a combater o estresse e auxiliam na decoração do ambiente. Isso sem falar que esses animais dão um toque especial na decoração e ainda ajudam a combater o estresse. Porém, antes de partir para a aquisição do seu amigo aquático, é importante conhecer os hábitos de cada espécie. No entanto, nos melhores pet shops, você pode pedir orientação a respeito das necessidades e cuidados com esses incríveis companheiros. Que tal conhecer alguns peixes para aquários pequenos e começar nessa atividade? Então acompanhe nosso post e descubra algumas opções bem fáceis de criar! Confira!

Betta

No tema peixes para aquários pequenos, o betta é a grande estrela. Afinal de contas, ele é um dos poucos que pode viver sozinho e, além disso, consegue ficar numa boa em aquários de 10 a 15 litros.

Mais uma vantagem dessa espécie é a sua beleza, seja por meio do formato de suas nadadeiras, seja pela exuberância de suas cores.

Porém, essa espécie é muito vulnerável a problemas de obesidade. Por isso, preste atenção no volume de comida. Para saber a quantidade ideal de ração, junte os grãos até que eles fiquem do tamanho do olho do peixe. Isso porque o olho tem quase a mesma dimensão do estômago.

O betta é bem agressivo com machos da mesma linhagem. Contudo, ele pode se socializar com outras espécies. Além disso, ele não gosta muito de calor excessivo, como a maioria dos peixes. Por esse motivo, evite deixá-lo diretamente exposto ao sol.

Barrigudinho

Outra alternativa de peixes para aquários pequenos é o Barrigudinho, também conhecido como Lebiste ou Guppy. Nesse caso, ele aprecia se alimentar com pequenas porções de ração.

Trata-se de uma linhagem muito pacífica, que chega 5 centímetros de comprimento. No entanto, ele não se adapta bem sozinho. Por esse motivo, mantenha entre 3 e 4 exemplares no seu aquário, que precisa ter pelo menos 35 litros. Esse peixe tem nadadeiras extensas e repletas de cores, o que dá um efeito visual bem bonito.

Corydora Pigmeu

Das espécies que podem ser mantidas em aquário, o Corydora Pigmeu é a menor, com cerca de 2 centímetros de extensão. Esses peixes são ótimos para manter o aquário limpo, uma vez que eles amam comer os restos de alimentos que caem sobre o fundo.

Entretanto, eles não sobrevivem de forma saudável se estiverem solitários. Diante dessa característica, é necessário manter um grupo de no mínimo 10 indivíduos. Em relação ao tamanho do aquário, ele exige pelo menos 35 litros. Com hábitos noturnos, é bom apagar as luzes do equipamento quando for alimentá-los. Além disso, mantenha uma areia mais fina no chão do aquário para que eles não se engasguem com os grãos.

Tetra foguinho

Nossas propostas de peixes para aquários pequenos contam ainda com o Tetra Foguinho, que recebe esse nome por causa de sua cor vermelha. Nesse sentido, ele traz um aspecto de chama para dentro das águas, o que fornece um layout bem atraente para a decoração.

Além disso, o Tetra Foguinho vive em aquários de 20 a 30 litros e adora as plantas flutuantes. Ou seja, são boas escolhas para os aquários com vegetação de verdade. Mais um toque sobre essa espécie: deixe-o com uma iluminação mais fraca. Quanto aos costumes alimentares, ele ingere quase todo tipo de ração, desde flocos até as específicas para peixes nanos.

Dario Dario

Também conhecido como badis vermelhos, o Dario Dario é um dos mais belos entre as linhagens de peixes para aquários pequenos. Assim, sua cor vermelha se destaca por faixas brancas que se espalham pelo corpo. Com nadadeiras muito chamativas, eles precisam viver em cardumes. Nesse caso, crie pelo menos 4 exemplares juntos em aquário de pelo menos 30 litros. Esse tipo de peixe é perfeito para os amantes de plantas, já que eles adoram viver no meio delas. Nossa dica é criar um casal de macho e fêmea ou então um macho com diversas fêmeas.

Portanto, o que não faltam são possibilidades de peixes para aquários pequenos. Com eles, qualquer família pode realizar o sonho de ter um animal em casa. Por falar nisso, que tal saber mais sobre o mundo pet? É muito fácil: leia também nosso post sobre como cuidar de um bichinho de estimação!

Por favor, siga-nos e curta-nos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *