cachorro deitado

Por que cachorro não pode comer chocolate? Descubra aqui!

Cães e doces são duas coisas maravilhosas que quase todo mundo ama, não é mesmo? Porém, é importante saber que cachorro não pode comer chocolate de jeito nenhum. Por isso, quando você estiver saboreando as suas deliciosas barrinhas, tome cuidado com aquela carinha de pidão do seu pet!

Em tempos de coronavírus, muita gente está fazendo home office e ficando mais horas com o cão em casa. Nesse cenário, redobre os cuidados porque o chocolate é extremamente tóxico para os cachorrinhos.

Quer saber mais? Então entenda neste post por que cachorro não pode comer chocolate!

Como o chocolate faz mal aos cães?

Independentemente da idade do cão, do peso ou da raça, cachorro não pode comer chocolate! Isso acontece por causa da teobromina e da cafeína, ingredientes contidos nesse tipo de alimento.

Embora essa restrição valha para todos os cães, os cachorrinhos menores correm ainda mais riscos. Afinal, quando eles são muito pequenos, pouca quantidade desse doce já é suficiente para trazer grandes prejuízos.

Enquanto os seres humanos ingerem esses componentes sem nenhum problema, nos cachorros, tais substâncias fazem um tremendo estrago. Desse modo, o organismo desses animais não metaboliza a teobromina e a cafeína.

Como consequência, elas caem na corrente sanguínea e vão causar problemas no coração e no sistema nervoso central.  Por esse motivo, mesmo um minúsculo pedacinho pode ocasionar graves complicações de saúde no seu amiguinho de quatro patas.

Aliás, até mesmo o óbito não é incomum nesses casos. Outra dica: quanto mais escuro for um chocolate, como acontece com os amargos, maior é o perigo. Afinal, a coloração mais negra reflete um maior volume de teobromina. Além disso, é importante saber que essa substância pode ficar no corpinho do pet por até 6 dias, causando muito sofrimento e incômodo.

Quais os sintomas da intoxicação canina por chocolate?

Cachorro não pode comer chocolate porque são inúmeras as consequências para o organismo deles. Assim, nos casos de envenenamento por essa guloseima, pode haver sintomas leves e até mais críticos. Como já dissemos, não é raro o chocolate ser uma das causas de mortes caninas.

Dessa forma, se seu filho peludo sofrer um acidente e acabar ingerindo essa guloseima, procure atendimento veterinário imediatamente. Mais um cuidado importante: não tente forçar o vômito. Isso pode agravar a situação. Ou seja, a ajuda profissional é a melhor solução mesmo. Veja alguns indícios de que o cão comeu chocolate:

  • hiperatividade e excitação;
  • respiração ofegante;
  • batimentos cardíacos acelerados;
  •  tremores musculares;
  •  convulsões;
  •  febre;
  •  hemorragia intestinal.

Existe chocolate para cachorro?

Cachorro não pode comer chocolate de gente, mas, sim, existe chocolate para os cãezinhos. Essa versão canina do quitute é elaborada com alfarroba, um fruto com muitas vitaminas, principalmente A e B.

Desse modo, livres de teobromina e cafeína, o chocolate para cachorro é seguro, desde que em quantidade moderada. Por esse motivo, procure não exagerar muito. Afinal, comer chocolate para cachorro todo dia pode gerar excesso de peso no cão. Além disso, você pode dar para seu cachorrinho algumas frutas, como a banana.

Portanto, agora você já sabe: cachorro não pode comer chocolate de gente! Por esse motivo, não caia no charme do seu cãozinho quando você estiver desfrutando de uma barra ou bombom perto dele.

Além disso, é sempre bom alertar os demais tutores sobre essa informação tão importante. Que tal dar um toque nos amigos e na família sobre isso? Então compartilhe este post!

Por favor, siga-nos e curta-nos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *