Como todos os seres vivos, plantas precisam de atenção. Desse modo, a água e a quantidade de sol devem ser dadas na medida certa. Além disso, é preciso podar de vez em quando. Ou seja, começar a cultivar plantas exige disposição. No entanto, é um hobby apaixonante, usado até mesmo como terapia. Mas, para não desanimar, antes de pôr a mão na massa, é melhor conferir algumas dicas de jardinagem para iniciantes.
Primeiramente, você vai ter que escolher a área para o seu lugarzinho verde. Nesse caso, são inúmeras as opções: plantar direto na terra, em vasos, em canteiros e até mesmo na parede. Isso mesmo! Não faltam técnicas para a jardinagem vertical, uma modalidade interessante que cabe em qualquer tipo de espaço.
Outra dica importante é estudar os cuidados com cada espécie. Esse é o segredo para não deixar as plantas morrerem. Depois, é só selecionar os vegetais de sua preferência: árvores com flores, com frutas ou até mesmo horta com temperinhos estratégicos. Ficou com vontade de fazer um jardim, não é mesmo? Então venha com a gente e confira nossas 5 dicas de jardinagem para iniciantes.
1. Estude como cuidar da planta
Nossa primeira dica de jardinagem para iniciantes é começar com uma espécie nativa da sua região. Dessa forma, pesquise quais são as plantas que apreciam o clima onde você mora. Isso é importante porque fatores como a umidade do ar e a temperatura influenciam na sobrevivência.
Portanto, com uma planta nativa, é bem mais fácil cuidar e garantir que ela fique saudável. Além disso, procure saber dados sobre o tamanho do exemplar quando desenvolvido. Por exemplo: há casos que as raízes crescem a ponto de quebrar o piso. Também é fundamental saber se a espécie escolhida tem alguma substância tóxica. Assim, evita-se o risco de acidentes com veneno.
2. Pesquise como regar
Segundo conselho da jardinagem para iniciantes: as plantinhas requerem quantidade de água em níveis diferentes. Além disso, o intervalo para molhar também varia.
No entanto, a maioria das espécies gosta de receber água em dois horários: começo da manhã e início da noite. Dessa forma, respeitando esses períodos, você neutraliza a proliferação de fungos.
Além disso, nesses horários, o clima está mais ameno, o que evita que as folhas queimem. Quando regamos com o sol quente, os raios aquecem as gotinhas de água, provocando queimaduras e ressecamento.
Porém, sempre aparecem as exceções, como é o caso da roseira, que deve ser regada ao meio-dia. Por isso, é muito importante a pesquisa sobre o manejo adequado de cada exemplar.
3. Acrescente cobertura de solo
Geralmente, quem tem interesse na jardinagem para iniciantes não conhece muito das técnicas de cultivo. Diante disso, é bom oferecer alguns cuidados extras para ajudar no crescimento de sua planta. Entre esses reforços está a cobertura de solo. Há coberturas prontas para comprar em lojas e as que você pode fazer em casa.
Assim, essa camada deve cobrir a terra na qual a planta está enraizada, no entorno do caule ou tronco, seja no vaso, seja no quintal, seja em um canteirinho.
Não importa. Desse modo, é só juntar pedras, casca de pinus, folhas mortas etc. Essa verdadeira capa vai proteger a planta de vários problemas. Veja abaixo!
- Ação contra as altas temperaturas;
- Hidratação e umidade do solo, o que fortalecerá a raiz;
- Proteção contra ervas-daninhas, que são asfixiadas;
- Redução no volume de regas necessário.
4. Selecione plantas resistentes
Além de nativas, nossa quarta orientação sobre jardinagem para iniciantes é escolher plantas bem fortes. Assim, mesmo se você cometer um erro ou outro, ela não vai morrer. Confira uma lista de plantas duradouras por natureza:
- Cactos;
- Suculentas;
- Eufórbias;
- Bulbos;
- Peônias;
- Lavanda;
- Caladium;
- Lírio.
5. Atraia animais benéficos
Ter um jardim repleto de vida transforma seu cantinho verde em um paraíso na terra. Afinal, borboletas, passarinhos e joaninhas mudam o visual e a energia de qualquer lugar. Além disso, eles combatem as pragas e fertilizam o solo.
Por esse motivo, cultive plantas de forração, árvores e flores. Assim, os “animais do bem” virão para procurar abrigo e alimento.
Com esse cuidado, a jardinagem para iniciantes vai ser uma experiência incrível. Observe uma lista de bichinhos que serão bem-vindos:
- Abelhas;
- Joaninhas;
- Aranhas;
- Lagartos;
- Minhocas;
- Vespas;
- Sapos;
- Aves.
Portanto, a jardinagem para iniciantes pode ser uma terapia e tanto. Além disso, será uma forma barata e natural de deixar a decoração da casa mais bonita e harmônica.
Afinal, o verde das folhagens e as inúmeras opções de flores e frutas são grandes atrativos para acalmar e dar um ânimo na vida.
Agora, se você acha que não tem muito espaço disponível, não desista! Temos a solução! Quer saber qual? Então leia também o artigo que conta como fazer um minijardim!