gatos com diarreia

Gatos com diarreia? Saiba agora o que fazer!

Gatos com diarreia é um problema tão comum como em humanos. Contudo, uma diferença importante é que eles não reclamam como nós nem demonstram que estão mal, como os cães.

Por isso, quem ama seus bichanos deve observar atentamente esse problema. Afinal, por serem muito independentes, é bem difícil perceber quando os felinos ficam doentinhos.

Mas é crucial detectar a disfunção logo. Ao mesmo tempo em que pode ser uma simples indisposição, gatos com diarreia podem sinalizar alguma doença. Quer saber mais? Então venha com a gente!

Preste atenção nos sintomas

Como já dissemos, uma das curiosidades sobre os bichanos é que eles não são de demonstrar quando algo não vai bem.

Entretanto, se você ficar de olho, vai perceber que seu filho de bigodes dará boas pistas.

Por exemplo: gatos com diarreia procuram a caixinha de areia mais vezes do que os saudáveis.

Além disso, na hora de fazer as necessidades, os gatinhos se curvam por causa da dor.

Mais uma forma de perceber alguma alteração é observar as fezes, que devem ser firmes e marrons quando estão normais.

Ou seja, cocôs amarelados, moles, esbranquiçados ou enegrecidos indicam problemas.

Identifique as causas de gatos com diarreia

Uma diarreia eventual e isolada acontece por diversos motivos. Assim, a causa pode ser a substituição da ração, o fato de o bichano engolir bolas de pelos e até o contato com veneno.

No caso da intoxicação, nem sempre é por causa do chamado “chumbinho”, um importante desencadeador de desinteria.

Desse modo, produtos de limpeza, iscas de matar baratas e inseticidas, entre outras coisas, também provocam a soltura intestinal.

Por esse motivo, tente descobrir se seu gatinho fez algo diferente ou teve alguma mudança na rotina que possa justificar o distúrbio.

Hidrate o felino que apresente alterações nas fezes

Gatos com diarreia, assim como qualquer ser vivo, tendem a ficar desidratados com o desarranjo do intestino. Por essa razão, é indispensável estimular o bichano a se hidratar.

Nesse sentido, providencie água fresca e limpinha. Porém, se você trabalha fora, as fontes de água para gatos são ótimas opções.

Dessa forma, a água vai circular o tempo todo, oferecendo o frescor que os bichanos tanto apreciam.

Verifique se há problemas psicológicos em gatos com diarreia

Apesar de independentes, os gatinhos são bastante sensíveis. Por essa razão, motivos emocionais também podem desiquilibrar o organismo deles.

Assim, a mudança de um ambiente, o excesso de solidão, e a presença de um cachorro ameaçador também são fontes de problemas intestinais.

Porém, para essas circunstâncias, passear com o gato pode ser a solução. Além disso, você pode comprar mais brinquedos de felino para distrai-lo.

Procure ajuda profissional se a desinteria persistir

Gatos com diarreia por vários dias seguidos devem ser levados ao veterinário. Desse modo, uma possível doença será diagnosticada, uma vez que a desinteria é sintoma de diversas enfermidades.

Em algumas situações, pode ser necessário administrar soro e remédios. Aliás, as receitas caseiras devem ser evitadas para que o quadro não piore.

Por essa razão, a consulta com o profissional é muito importante. Veja exemplos de complicações de saúde em gatos que causam a soltura do intestino:

  • Pancreatite (inflamação do pâncreas);
  • Panleucopenia (causada por vírus da família Parvoviridae);
  • Giardia (provocada por protozoários).

Portanto, gatos com diarreia demandam carinho e atenção dos tutores. Afinal, sem essa dedicação, um quadro simples pode se agravar.

Você não vai querer ver seu filho peludo sofrendo, não é mesmo? Por esse motivo, nunca é demais se informar sobre a criação dos bichanos.

Nesse sentido, que tal aprender mais um pouquinho sobre eles? É bem simples: leia também nosso post sobre as cores das fezes de cães e gatos!

Por favor, siga-nos e curta-nos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *