gato miando muito

Gato miando muito? Veja o que o bichano quer dizer e como ajudá-lo!

Se você tem um felino em casa, saiba que uma hora ou outra vai se deparar com o gato miando muito. Nessa situação, bate um certo desespero no tutor! Afinal, o som revela que o pet está tentando dizer alguma coisa. Mas o quê?

Essa é uma pergunta que os donos de felinos sempre fazem. Porém, não existe uma resposta simples. Entretanto, saiba que descobrir o significado desse barulhinho pode ser muito interessante.

Além disso, aprender a interpretar o ruído vai aproximar você do seu filho de bigodes. Que tal saber mais? Então venha com a gente e veja o que fazer diante de um gato miando muito!

Qual é o significado desse som?

É bem complicado dizer exatamente o que significa um gato miando muito. Primeiramente, os miados são parecidos para várias situações, inclusive contraditórias.

Desse modo, você verá gato miando muito por felicidade, dor, medo ou até mesmo fome. A seguir, vamos falar com mais detalhes sobre as diversas circunstâncias em que um gatinho resolve pôr a boca no trombone.

Quais são os motivos de um gato miando muito?

Na maior parte dos casos, o gato miando muito tem algo importante para comunicar. Afinal, é assim que eles se expressam com seus donos ou com outros animais.

Porém, como já dissemos, são inúmeras as possíveis razões. Acompanhe algumas delas!

Miado por fome

Um felino pode miar sem parar por causa de fome. Nesse caso, ele também pode roçar nas pernas do dono ou correr em direção à tigelinha.

Além disso, quando tem gato miando muito por querer alimento, ele vai parar assim que fizer a refeição.

Miado para chamar a atenção

O gatinho pode miar insistentemente somente para chamar a atenção de seus pais humanos. Aliás, isso é comum acontecer dependo da relação.

Se quando o bichano costuma ganhar brincadeiras de gato e afeto ao miar muito, provavelmente ele vai repetir o comportamento.

Da mesma maneira, o fenômeno também acontece quando o felino quer passear ou cruzar uma porta fechada.

Ou seja, esses pets são muito determinados e fazem de tudo para conseguir o que desejam.

Miado por dor

Um gato miando muito também pode ser por causa de dor, como uma doença ou um ferimento.

No caso das enfermidades, são incontáveis as hipóteses. Assim, existe o risco de doenças mais simples, como gatos com diarreia, ou mais graves, como problemas renais, infecções ou gripe felina.

Por tudo isso, preste atenção em outros sinais de dor: corpo encurvado, pressionar a cabeça na parede e parar de se alimentar.

Miado por medo

Um gatinho nervoso ou ameaçado também pode disparar o mio. Dessa forma, um ambiente desconhecido ou visitas em casa podem despertar essa atitude.

Entretanto, outros animais, como gatos maiores ou cães, são outras eventuais causas do problema.

Miado da fêmea para o macho

Uma gata fêmea é capaz de miar repetidas vezes quando está no cio. Nessa situação, o objetivo é chamar a atenção dos machos.

Um dos benefícios da castração é acabar com essa conduta. Porém, a cirurgia também reduz as chances de câncer de mama.

Quais são os diferentes ruídos de um gato miando muito?

Além de motivos distintos, os miados não são todos iguais. Embora não seja muito simples perceber as diferenças entre um barulhinho e outro, observe algumas dicas:

  • Miado agudo e curto: um gato feliz está cumprimentando pessoas ou bichos que ele gosta;
  • Miado entre o grave e o agudo: esse som, quando mais curto, indica fome. Porém, quando o chiado se arrasta por mais tempo, pode ser medo ou estresse;
  • Miado longo e grave: confira se ele está com dor e observe se existe o risco de ele atacar outro animal ou pessoa.

O que fazer para ajudar um gato miando muito?

Primeiramente, descarte as hipóteses uma a uma. Assim, tente ver se é fome dando mais ração. Pense na possibilidade de ser medo: chegou outro bichinho na casa? Será que o vizinho tem um cachorro bravo?

Contudo, se nada resolver, é preciso levar seu pet a um veterinário. Nessa situação, um checkup para descartar problemas de saúde é o melhor para o bichano.

Portanto, um gato miando muito pode significar diferentes sentimentos e necessidades. Porém, seja lá o que for, é fundamental prestar atenção na linguagem do seu animal.

Mesmo os gatinhos sendo bastante independentes, eles também precisam de carinho e cuidados. Que tal saber mais sobre o mundo dos amados bichanos? Então leia também nosso post que conta 9 curiosidades sobre gatos!

Por favor, siga-nos e curta-nos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *