passear com o cachorro

Passear com o cachorro: veja 5 motivos para caminhar com o dog!

Quem tem paixão pelos cães sabe bem: passear com o cachorro é muito importante. Afinal, essa voltinha diária ao lado do dono serve para relaxar, exercitar o corpo e desenvolver o olfato.

Mas o melhor mesmo não é nada disso! É que os cães são completamente loucos por uma boa caminhada na rua!

Desse modo, é impossível não se contagiar com tanta alegria. Assim, basta pegar a coleira para você ver o bichinho pular, saltitar e rodopiar de felicidade.

Entretanto, esse hábito ajuda muito na saúde canina, uma vez que eles precisam conhecer novos lugares e cheiros com frequência. Isso faz parte do instinto animal da espécie.

Por esse motivo, mesmo quem mora em uma casa com quintal grande precisa passear com o cachorro. Além disso, essa saidinha deve acontecer de preferência todos os dias.

Ou seja, o passeio tem muitas outras funções além de fazer xixi e cocô fora de casa. Quer saber mais sobre o assunto? Então veja nosso post que traz 5 bons motivos para você sair com seu doguinho!

1. Dar aquela voltinha na rua ajuda o bichinho a se socializar

Quando você sai com o cãozinho, ele aprende muitas noções de socialização. Isso interfere diretamente no modo de agir do pet. Ao ver outros adultos, crianças e demais cachorros, o animal vai perdendo o medo do desconhecido.

Mais um ponto positivo é se acostumar com os barulhos. Desse modo, um cão que quase nunca sai tende a ficar mais temeroso ou até mesmo agressivo.

2. Passear com o cachorro melhora a saúde do pet e do tutor

Outra boa razão para passear com o cachorro é melhorar a sua saúde e a dele. Apesar de muita gente achar os cãezinhos gordinhos charmosos, o excesso de peso não faz nada bem.

Assim, a obesidade causa dores nas articulações, problemas respiratórios, anomalias cardíacas e aumento da pressão arterial.

Diante disso, ao levar o bichinho na caminhada, você estará contribuindo para que seu filho peludo leve uma vida mais saudável.

Ao mesmo tempo, você também pratica exercícios. Em outras palavras, todo mundo ganha. Afinal, você consegue ajudar seu bichinho e, ao mesmo tempo, manter a silhueta no lugar.

3. Fazer esse exercício ajuda a gastar energia

Cães com excesso de energia são sinônimos de problema. Se você não quer ver seu sofá destruído nem latidos em excesso, providencie que ele se canse. Isso é ainda mais importante para os animais que passam horas sozinhos.

Porém, lembre-se de caminhar um tempo adequado à idade canina, à raça e às condições de saúde.

4. Andar fora de casa acalma o amigo peludo

Passear com o cachorro é indispensável para a saúde mental desses amiguinhos de quatro patas.

Isso mesmo! Saiba que eles são muito sensíveis e podem sofrer bastante com problemas emocionais.

Desse modo, é comum que esses pets apresentem sintomas como estresse e ansiedade. E adivinha só qual é o principal motivo de isso acontecer? Sim, a falta de atividades físicas!

Ou seja, se você quer mais sossego com o cachorro em casa, pegue a coleira e dê aquela saidinha!

5. Passear com o cachorro fortalece as relações com os humanos

Como já dissemos, o passeio é um instante muito especial para os nossos amigos peludos. Por causa desse enorme gosto pelas voltinhas, o humano que leva o animal ganha um espaço especial na mente dele.

Afinal, o pet vai associar você com esse momento tão alegre e divertido. Assim, com o tempo, o cãozinho tende a ficar cada vez mais obediente e amoroso.

Portanto, passear com o cachorro é uma obrigação de um tutor responsável. Afinal de contas, é a saúde dos nossos queridos dogs que está em jogo.

Porém, levar um cãozinho para dar uma voltinha é uma delícia. Ou seja, você vai querer fazer por pura diversão!

Quer saber mais sobre como deixar o pet feliz? Então leia também nosso artigo que conta como dar banho a seco no cachorro!

Por favor, siga-nos e curta-nos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *