cachorro srd

Cachorro SRD: saiba mais sobre os amados vira-latas!

Cada cachorro SRD (Sem Raça Definida) conta com atitudes e identidades diferentes. Aliás, mesmo os cães de uma mesma raça não são iguais uns aos outros. Ou seja, cada pet tem o seu jeitinho.

Porém, quando falamos de vira-latas a diversidade não tem fim. Afinal, um cachorrinho desse tipo pode ser orelhudo, magrelo, preto, branco e, é claro, tem ainda o charmoso vira-lata caramelo.

Quando falamos em cães, o que conta mesmo é o modo de criação. Cãezinhos que recebem amor e afeto tendem a ser mais dóceis. Mas há outro ponto importante: é fundamental ter paciência ao ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo, a aceitar os outros animais, a não avançar na mesa etc. Ou seja, os cães SRD precisam da dedicação dos donos da mesma forma que os de pedigree.

Apesar de todos os cãezinhos do mundo serem incríveis, o cachorro SRD tem um charme especial. Quer saber mais, não é mesmo? Então venha com a gente!

O que é cachorro SRD?

O cachorro SRD é aquele cuja raça é uma mistura de uma ou mais espécies caninas. Desse modo, a sigla significa “Sem Raça Definida”. Bem simples, concorda?

Geralmente, eles são associados ao termo vira-latas. Isso porque muitos desses animaizinhos, infelizmente, acabam abandonados nas ruas.

Quais as curiosidades sobre esse tipo de cãozinho?

Cerca de 41% das casas brasileiras contam com um cachorro SRD para alegrar a família. Desse modo, eles são a maioria entre a população canina nacional.

Outro aspecto interessante é um olfato extremamente aguçado. Os cães sentem o cheiro das coisas com bem mais intensidade do que os humanos, sejam de raça, sejam um simples tomba-latinha.

No entanto, os vira-latas em situação de rua desenvolvem essa habilidade ao extremo. Afinal, é preciso saber quando não se deve comer algo estragado ou nocivo.

Mais uma excentricidade desse animal é o preconceito. Por muitos anos, humanos falidos ou fracassados eram chamados de vira-latas, algo triste e injusto.

Tanto que o escritor Nelson Rodrigues usava o termo “complexo de vira-latas” para se referir à sensação de inferioridade de algumas pessoas. Ainda bem que isso mudou, e hoje eles são uma paixão nacional.

Qual a história do apelido e como o cachorro SRD surgiu?

O apelido de vira-latas do nosso amado cachorro SRD é por causa de a maior parte dos cães que vivem sem donos nas ruas serem desse tipo. Afinal de contas, se um poodle ou pug é achado na rua, logo adotam ou vendem o bichinho.

Já o pobre do SRD pode passar anos a fio sem um lar para chamar de seu. Agora, sobre a origem deles não trazemos boas notícias: é impossível saber!

Porém, é de conhecimento geral que os cães são parentes distantes de lobos e raposas e ganharam o aspecto atual ao longo de 14 mil anos de transformações genéticas.

Como é a personalidade desses amigos peludos?

Os vira-latas são tão diversos no jeito de ser como na forma física. Por esse motivo, a gente vê de tudo quando falamos de cachorro SRD. Assim, existem os medrosos, os agressivos, os carinhosos, os cheios de energia, os preguiçosinhos e muito mais.

Evidentemente, a personalidade tem a ver com o dia a dia do animal e a maneira como ele é tratado. Porém, a maioria dos vira-latinhas é sociável. Mas é claro que o bom-humor depende de outros fatores, como a do idade do cão e suas condições de saúde.

Quais são os principais cuidados com o cachorro SRD?

Muita gente acha que o cachorro SRD não precisa de cuidados e sabe se virar sozinho. Mas não é bem assim. Existem muitos mitos envolvendo esse tipo de pet. Na realidade, os vira-latas apresentam menos doenças genéticas.

Por sua vez, os cães de raça costumam sofrer de complicações físicas bem específicas. Por exemplo: pugs têm problemas respiratórios, labradores são afetados pela obesidade, pitbulls são sensíveis a alergias e assim por diante.

Também é mentira que o cãozinho SRD pode comer qualquer coisa! Ele precisa de uma dieta balanceada, como qualquer ser vivo deste mundão!

Dessa forma, o vira-lata filhote necessita de ração específica para sua idade, bem como os mais velhos e os adultos devem comer na proporção certa. E tem mais: nossos tombas-latas querem ser amados como todos os bichinhos de estimação.

Por isso, não deixe de passear com o cachorro SRD, de levá-lo ao veterinário e de aplicar as vacinas recomendadas.

Portanto, ter um cão é uma delícia, mas também uma grande responsabilidade. Por esse motivo, o cachorro SRD e o de raça merecem muito amor e carinho.

Nesse contexto, aqui na Chácara Pet você encontra tudo que é preciso para dar conforto, saúde e felicidade para seu animal de estimação.

Ou seja, temos remédios, cosméticos, rações de qualidade e inúmeros acessórios. Assim, seu bichinho vai transbordar de tanta alegria. Por falar em bichinho feliz, você já reparou como eles ficam fofos quanto estão contentes?

Que tal registrar esses momentos incríveis? É simples: leia nosso artigo que conta como tirar foto de cachorro!

Por favor, siga-nos e curta-nos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *