cenoura é bom para cachorro

Comer cenoura é bom para cachorro? Descubra já!

Sim, comer cenoura é bom para cachorro por vários motivos! Quando temos um bichinho em casa, sempre queremos o melhor para ele em todos os sentidos, não é mesmo?

Não seria diferente com a alimentação, algo tão importante para a saúde, o desenvolvimento e até para a felicidade dos nossos amados pets.

Por esse motivo, saiba que você pode dar essa raiz tanto crua como levemente cozida. Afinal, ela é nutritiva e tem baixas calorias. Porém, fique de olho em questões como a obesidade e a diabetes.

Nesses casos, esse alimento pode fazer mal. Contudo, na maioria dos casos, a cenoura é ótima aliada na criação de cães. Isso porque ela alimenta, limpa os dentes e ainda distrai nossos cachorrinhos. Quer saber mais? Então confira nosso post!

Quais as propriedades nutricionais dessa raiz?

Uma cenourinha traz diversas vitaminas muito benéficas para os cachorros. Nesse contexto, ela oferece vitamina A, B, B1, B6, C, D e K!

Viu só quanta fartura de elementos fortificantes para a dieta do cãozinho? Mas não é só isso: a cenoura tem carotenos, cálcio, potássio, fósforo, cloro e sódio. Ou seja, não faltam motivos para consumir essa raiz.

Mais uma dica: além de pensar em ingredientes saudáveis, o comedouro para cachorro deve ter altura regulável, principalmente para os pets de médio e grande portes.

Desse modo, prefira as tigelinhas com suporte e altura flexível. Assim, o animal não precisa ficar encurvado para se alimentar. Com isso, ele terá mais conforto durante as refeições.

Como saber a quantidade ideal para o pet?

Comer cenoura é bom para cachorro desde que na quantidade correta. No entanto, o volume ideal varia de um bichinho para outro. Por esse motivo, o ideal é consultar um veterinário para cada caso e contexto.

Afinal, o limite de cenoura vai depender da idade canina, do peso, das condições de saúde e dos hábitos (se faz exercícios diariamente, por exemplo).

Outro ponto importante: a cenoura deixa as fezes dos cães com um aspecto alaranjado. Porém, isso não é motivo para preocupação: tal fenômeno acontece por causa do betacaroteno presente nesse alimento. Ou seja, a cenoura por si só não causa danos. Contudo, a quantidade não pode ser inapropriada para o animal.

Como introduzir esse alimento na dieta do cãozinho?

Comer cenoura é bom para cachorro sendo ela crua ou levemente cozida. Entretanto, na versão sem cozimento, os caes não absorvem tanto os nutrientes. Mas há outro benefício: a cenourinha crua serve para limpar os dentinhos e como uma brincadeira para o pet.

Agora, para alimentar de fato o melhor é a cenoura cozida, mas ainda durinha. Quando se ferve muito esse ingrediente, os poderes nutricionais se perdem.

Diante disso, alterne a cenoura crua com a cozida. Ou seja, de vez em quando ofereça de um jeito. Em outras ocasiões, sirva do outro modo. Porém, no caso da última opção, jamais deixe a água ferver muito para que essa poderosa raiz não perca a suas qualidades alimentícias.

Além de uma boa alimentação, nossos amigos peludos precisam da sua atenção e de exercícios físicos. Por esse motivo, não deixe de passear com o cachorro regularmente, de preferência pelo menos uma vez por dia.

Por que comer cenoura é bom para cachorro?

Comer cenoura é bom para cachorro por outros motivos, além dos mencionados. Afinal, ela é rica em fibras e conta com pouco nível energético. No entanto, alguns cachorrinhos devem passar longe dela!

Embora não seja muito calórica, a cenourinha tem bastante açúcar. Assim, os cães diabéticos ou mais gordinhos devem comer esse alimento com moderação e orientação do veterinário. Tirando isso, ela é ótima! Confira a seguir quantas vantagens essa deliciosa raiz oferece!

Saúde dos dentes

Como já dissemos, os cachorrinhos não absorvem em quantidades significativas os nutrientes da cenoura crua. Porém, esse tipo de alimento ajuda a limpar os dentes, uma vez que a consistência mais durinha remove os resíduos que se acumulam nas nos molares, nas gengivas e nas presas.

Equilíbrio emocional

A cenourinha crua é perfeita para reduzir o estresse dos nossos amigos de quatro patas. Afinal de contas, eles relaxam enquanto a mastigam.

Além disso, ela pode ser uma grande aliada na hora de ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo. Para isso, basta usar a cenourinha como prêmio e incentivo. Assim, a cada vez que o pet fizer as necessidades no local correto, ele deve receber um pedacinho de cenoura.

Melhora da pele, da visão e da elaboração de hormônios

Quer ajudar seu bichinho na produção de hormônios? Pois então use a cenourinha. Afinal, ela acelera a síntese de hormônios e proteínas, deixando o pet mais forte e saudável.

Além disso, com os carotenos e a vitamina A, a pele desses animaizinhos fica mais hidratada e protegida. Outra vantagem desse alimento é prevenir problemas oftalmológicos, como cataratas.

Portanto, comer cenoura é bom para cachorro sim! Afinal, ela é saborosa, nutritiva e ainda pode ser muito divertida para os cães mastigarem. Contudo, antes de inserir esse alimento na dieta do seu pet, consulte um veterinário. Assim, é possível ter mais tranquilidade em relação aos benefícios dessa deliciosa raiz.

E aí? Gostou do artigo? Que tal saber mais sobre a alimentação dos nossos amados cães? É bem simples: leia nosso post que conta por que cachorro não pode comer chocolate!

Por favor, siga-nos e curta-nos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *