gato chorando

Gato chorando: como identificar e o que fazer?

Memes com gato chorando circulam pelas redes sociais e fazem bastante sucesso, não é mesmo? Afinal de contas, as imagens impactam e parecem transmitir um sentimento humano intenso. Mas será que as lágrimas do felino são mesmo de tristeza? Aliás, será que são mesmo lágrimas?

Bom, o fato é que os nossos amigos de bigodes não são muito bons em reclamar. Isso é uma grande diferença deles para os cães, que resmungam e latem quando ficam aborrecidos ou contrariados.

Mas, com gatos, é bem diferente. Nesse contexto, é preciso atenção e sensibilidade do dono ao comportamento do bichano. Assim, será mais fácil descobrir quando o gatinho estiver doente, machucado ou simplesmente estressado com algo ou alguém. Quer saber mais sobre gato chorando? Então acompanhe nosso post!

Como saber quando o bichano está triste ou com dor?

Gato chorando daquele jeito que aparece nos memes não existe! Sentimos muito em decepcionar os internautas, mas essa é a realidade. Mas então como é que eles ficam com aqueles olhinhos úmidos e brilhantes que fazem nosso coração até apertar?

Provavelmente é algum problema no olho. Porém, isso não significa que eles não externem suas emoções. Nesse sentido, gato miando muito é sempre sinal de alerta para o tutor.

Por esse motivo, os donos de felinos devem investigar a conduta do pet. Em outras palavras, confira se ele está ingerindo água, se está se alimentando direito ou mesmo se está fazendo as necessidades normalmente.

Quais as possíveis causas do gato chorando?

Muita gente quando vê os olhos de um felino umedecidos pensa que encontrou um gato chorando. Porém, não é bem assim. Na realidade, essa alteração pode acontecer por causa de uma alergia ou uma lesão ocular.

Contudo, podemos achar por aí gato chorando no sentido figurado, isto é, simplesmente expressando alguma satisfação. Geralmente, os bichanos demonstram incômodo ou dor por meio de um miado alto e insistente. É assim que o gatinho dá o jeito dele para “chorar”.

Mas por que ele fica triste ou bravo? Muitos podem ser os motivos. Na maior parte dos casos, os felinos não gostam de mudanças. Por essa razão, um pet novo na casa, um móvel diferente ou até mesmo a troca do lugar da caixinha de areia são capazes de deixá-lo contrariado.

Além disso, eles podem miar na intenção de “choro” por causa de dor ou doença. Esse é o caso de gatos com diarreia, com problemas no intestino, com algum ferimento nas patas etc.

Por que sempre vemos gato chorando à noite?

Como já dissemos, gato chorando igual humano não acontece. Ou seja, a reclamação dos bichanos se dá por meio do miado persistente e em tom elevado.

Nesse sentido, quem nunca ouviu um gatinho se queixando pela madrugada afora? Quando isso acontece, queremos saber o que provoca, não é mesmo?

Esse fenômeno é bastante comum com fêmeas no cio por causa de seus hormônios. Diante disso, é sempre bom lembrar que a castração para cães e gatos traz muitas vantagens. A redução do estresse é um desses benefícios.

O que fazer para consolar nossos amados felinos?

Certamente, quem ama seu filho bigodudo não quer saber de vê-lo chateado ou com dor. Desse modo, gato chorando, mesmo que seja através do miado, não é bom de jeito nenhum.

Por isso, fique de olho em sinais como feridas e caroços. Além disso, lembre-se de observar o comportamento do seu bichano. Em caso de sintomas estranhos, o melhor consolo é levar seu amiguinho ao veterinário.

Agora, para cuidar do lado emocional, gaste um tempo se divertindo com seu pet diariamente. Assim, compre brinquedos para felinos, como as varinhas com penas nas pontas. Essa interação é um santo remédio para acalmar gato nervoso.

Portanto, gato chorando daquele jeito que vemos nos memes não ocorre de verdade. Dessa forma, pode ser uma manipulação feita no computador ou então um problema oftálmico. Assim, agora você já sabe: o gatinho “chora” por meio do seu miado, e não pelos olhos.

Não é interessante o universo desses enigmáticos animais? Aliás, eles são mesmo cheios de personalidade. Quer descobrir mais sobre esse fascinante pet? Então leia também nosso post que conta 9 coisas incríveis sobre felinos!

Por favor, siga-nos e curta-nos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *