pitbull e rottweiler

Pitbull e Rottweiler: entenda as diferenças!

Pitbull e Rottweiler têm muita coisa em comum, não é mesmo? Afinal, ambos são fortes, velozes, cheios de energia e, injustamente, ganharam a fama de bad dogs!

Porém, você já parou para pensar em quais são as diferenças entre essas duas incríveis raças? Neste post, vamos te contar que nem tudo é o que parece quando falamos desses fascinantes cães. Quer saber mais? Então confira este post!

Qual a origem de cada raça?

As diferenças entre Pitbull e Rottweiler começam já na procedência desses animais. Dessa forma, o Rottweiler tem sangue europeu, mais precisamente alemão. Nesse país, ele apareceu como um cão de companhia e de guarda.

Por sua vez, o Pitbull é norte-americano e surgiu da mistura entre o Bulldog e o Terrier Inglês. Infelizmente, o Pitbull foi muito utilizado em brigas entre cães, embora atualmente essa prática seja crime na maioria das nações.

Por que Pitbull e Rottweiler ganharam a fama de bravos?

Provavelmente, esses cães ficaram conhecidos como violentos por causa da compleição física. Afinal de contas, eles são grandes e muito musculosos. Por causa disso, muita gente os criou de forma agressiva, despertando esse lado mais rude desses pets.

No entanto, até mesmo um vira-lata se torna truculento quando convive com tutores impacientes, cruéis e brutos. Por outro lado, quando tratados com amor e carinho, Pitbull e Rottweiler são amigáveis e afetivos.

Dessa forma, para ajudar um bichinho desses a ser calmo, é importante trata-lo com carinho e paciência. Também ajuda muito acostumá-los a se socializar com pessoas e outros animais.

Quais as diferenças entre Pitbull e Rottweiler?

Pitbull e Rottweiler têm em comum a forma preconceituosa como são vistos por alguns seres humanos. Contudo, eles são bastante diferentes em inúmeros aspectos. Confira algumas dessas peculiaridades!

Habilidade para aprender

O Rottweiler é tido como um dos cães mais espertos do planeta. Ou seja, é muito fácil fazer o adestramento dessa raça. Assim, ensinar o Rottweiler a fazer xixi no lugar certo é rápido. O mesmo pode ser dito sobre fazer truques como deitar, sentar e apanhar objetos.

Já o cachorro Pit Bull demora um pouquinho mais para entender as coisas. Assim, ele precisa de inúmeras repetições para assimilar um comando. Essa dificuldade, às vezes, é confundida com teimosia.

Aspecto físico

Pitbull e Rottweiler são grandes, musculosos e muito fortes. Além disso, ambos contam com pelos curtinhos e as orelhas em pé. Além disso, por causa do porte, eles precisam de bastante espaço.

Uma vantagem de ambos é que nenhum deles precisa de muitos cuidados estéticos como escovação ou tosa. Assim, é só soltá-los no quintal para conseguir fotos de cachorro memoráveis.

Grau de energia

O Pitbull precisa gastar mais energia do que o Rottweiler. Afinal, o cãozinho americano adora brincadeiras e atenção. Já o Rottweiler não chega a ser tão agitado, mas também demanda passeios e atividades diariamente.

Ou seja, não dá para deixar esse tipo de cachorro em casa apenas. Se tiver um deles, vai ter que levar para passear e gastar toda essa disposição.

Socialização

Por ser um cão de guarda, o Rottweiler tende a estranhar seres humanos. Diante disso, os donos devem estimular que ele conheça, conviva e aceite outras pessoas. Por sua vez, o Pitbull é dócil com humanos, mas tende a ser agressivo com outros pets.

Assim, não deixe um Pitbull com outro animal sem supervisão, principalmente se for um pet que ele ainda não conhece direito.

Além disso, preste atenção na linguagem corporal canina. Geralmente, os cachorros rosnam, mostram os dentes e latem antes de atacar.

Problemas de saúde

O Rottweiler frequentemente sofre com câncer quando atinge uma idade mais avançada. Já o Pitbull costuma apresentar muitos distúrbios de pele, como processos alérgicos e dermatites.

Portanto, Pitbull e Rottweiler são fantásticos e amorosos. Ou seja, são os seres humanos que os deixam agressivos, quando os tratam de forma violenta. Assim, se eles receberem amor e atenção, certamente serão amigos e companheiros inesquecíveis.

Por falar em afeto pelos nossos amados pets, que tal saber um pouquinho mais sobre aquilo que qualquer cachorro mais ama na vida?

É fácil: leia também nosso artigo que traz 5 motivos para caminhar com o dog!

Por favor, siga-nos e curta-nos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *