mau cheiro da areia do gato

Mau cheiro da areia do gato: 4 dicas para acabar com esse odor!

Cada vez mais famílias têm um felino em casa. Afinal, eles são mais independentes e geram menos despesas para os tutores. Contudo, muitos donos desse pet ficam na dúvida: como acabar com o mau cheiro da areia do gato?

Na realidade, o xixi dos bichanos tem uma concentração elevada de ureia. Isso acontece porque eles não bebem tanta água como outros animais. Assim, a substância fica mais concentrada quando eles fazem xixi. Além disso, a urina felina conta com uma bactéria causadora de odor.

Contudo, esse probleminha é fácil de resolver com alguns poucos cuidados. Quer saber mais? Então confira nosso post com 4 dicas incríveis!

1. Ofereça uma boa alimentação

A alimentação está diretamente relacionada ao mau cheiro da areia do gato. Por esse motivo, garanta uma ração de qualidade, adequada ao peso e à idade do animal. Assim, com uma dieta equilibrada, o odor da urina e das fezes já diminuirá de forma significativa.

Além disso, a alimentação previne problemas como gato com diarreia, obesidade ou até mesmo desnutrição.

2. Providencie a limpeza da caixinha todos os dias

Jamais permita que a caixinha de areia acumule fezes e urina. Desse modo, diariamente, recolha as fezes para deixar um ambiente limpinho para seu felino fazer as necessidades.

Afinal de contas, os bichanos adoram limpeza até mesmo na hora do xixi e do cocô. Aliás, a falta de um lugar bem higienizado para esses momentos pode deixar o gato nervoso e estressado. Consequentemente, ele pode urinar ou defecar fora da caixinha de areia, em outros cantos da casa.

3. Troque a areia semanalmente

Outro passo fundamental para acabar com o mau cheiro da areia do gato é trocá-la uma vez por semana. Assim, retire a areia velha e lave o recipiente com cloro e sabão neutro.

Em seguida, espere secar e coloque a areia nova. Dessa forma, você pode impedir que as bactérias fiquem grudadas nos sulcos formados pelos arranhões do felino. Ao longo do uso, o fundo da caixinha acumula micro-organismos. Isso amplia a possibilidade de cheiro desagradável.

Mais uma dica sobre os bichanos: muita gente pensa que eles não precisam da atenção e do amor do humano. Porém, isso não é verdade. Desse modo, interaja com brincadeiras para gatos e faça muito carinho no seu amigo de bigodes. Afinal, essa socialização é tão importante como comer bem.

4. Use produtos feitos para acabar com o mau cheiro da areia do gato

Gatos são limpinhos e independentes. Assim, não precisa ensinar a fazer cocô e xixi no lugar certo. Ou seja, se você mantiver os cuidados com a caixinha de areia, não terá problemas com as necessidades do seu bichano.

Outra boa notícia: existem muitos produtos no mercado que ajudam o tutor a se livrar do mau cheiro da areia do gato. Confira algumas dessas alternativas!

Sanol eliminador de odores

Uma das boas opções para acabar com o mau cheiro da areia de gato é o eliminador de odores Sanol. Ele livra o ambiente daquele aroma desagradável da urina dos gatinhos.

Além disso, o produto higieniza a areia e perfuma os recintos. Mais um benefício é uma composição química leve, sem cloro, algo que não prejudica os felinos. Trata-se de um produto recomendado para ambientes domésticos, clínicas veterinárias e gatis.

Pipicat antiodor

Mais uma solução é o Pipicat antiodor, um produto que elimina as bactérias causadoras do cheiro ruim. Esse é um aditivo concentrado sem perfume que neutraliza o odor que sai das fezes e do xixi. Assim, com sua ação eficaz, o Pipicat deixa a bandeja do felino sempre sequinha e confortável para o pet.

Areia sílica

Existe ainda a areia sílica, sendo que você encontra muitas marcas consagradas que oferecem esse produto. Esse tipo de areia tem pequenos cristais que absorvem os líquidos de modo intenso. Além disso, a areia sílica também ameniza o cheiro ruim nos ambientes.

Tidy Cats

Mais uma possível solução para o mau cheiro da areia do gato é a Tidy Cats, uma areia higiênica com granulados naturais. Essa mercadoria tem status premium, já que serve para felinos de todas as raças, idades e tamanho.

Além disso, a Tidy Cats conta com grãos selecionados que não formam lama nem grudam nas patinhas do gatinho. Mais um benefício desse produto é o fato de ele não ser tóxico.

Portanto, não faltam opções para eliminar o mau cheiro da areia do gato. Assim, seu gatinho vai ser feliz e saudável. Além disso, a casa vai ficar limpinha e cheirosa. Aqui na Chácara Pet temos todos esses produtos. Quer saber mais detalhes? É só entrar em contato pelo WhatsApp 11-97374-7720.

Por falar em bichanos, esses pets são cheios de manias e personalidade. Dessa forma, é sempre bom saber um pouquinho mais sobre eles. Para isso, é muito fácil: leia também nosso artigo que conta 9 coisas incríveis sobre felinos!

Por favor, siga-nos e curta-nos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *