o que coelho pode comer

O que o coelho pode comer? Veja no nosso blog!

Quando nos perguntamos “o que o coelho pode comer?”, logo vem às nossas cabeças a imagem de uma deliciosa cenourinha, não é mesmo? Porém, embora esse bichinho seja apaixonado por ela, sua dieta precisa ser muito mais completa.

Aliás, nem a cenoura nem nenhum outro legume devem ser o principal alimento dos nossos amigos de orelhas grandes! Isso acontece porque o corpinho dos coelhos tem muita sensibilidade, principalmente no sistema digestivo.

Assim, não é raro um animalzinho desses acabar morrendo por causa de comida inadequada para sua estrutura física frágil. Quer saber o que o coelho pode comer de uma vez por todas? Então confira nosso post!

Por que a higienização dos alimentos é importante?

Cuidar de coelhos requer atenção redobrada com a limpeza dos alimentos oferecidos. Afinal de contas, micro-organismos prejudiciais, como bactérias e vírus, podem parar no intestino do nosso amiguinho, provocando um desarranjo daqueles.

Para evitar isso, lave muito bem tudo que você for dar para o pet. Muita gente pensa, de maneira equivocada, que os animais não precisam de higiene. Mas os bichinhos necessitam, sim, dessa atenção a mais com a sujeira na comida. Ainda mais os coelhinhos, como já explicamos!

Quais são os ingredientes proibidos para esse amigo orelhudo?

Muitas verduras, frutas legumes saudáveis para nós humanos são simplesmente um perigo para nossos filhos orelhudos. Por isso, tudo que esse animal doméstico ingere deve ser monitorado pelos tutores.

Entre os ingredientes nocivos podemos destacar a cebola, que reduz os glóbulos vermelhos dos coelhinhos. Contudo, o alho-poró também é contraindicado: ele forma gases que esse pet tem muita dificuldade para expelir.

Por sua vez, inhame e batata contêm solanina, uma substância tóxica para esses dentucinhos. Dessa forma, esses alimentos só podem ser dados se forem bem cozidos. Mesmo assim, com muita moderação: coelhinhos são esfomeados por natureza e ambos os legumes são bem calóricos. Ou seja, mesmo cozinhando bem para tirar a solanina, o pet corre o risco de ficar acima do peso.

Mais um item proibido é o abacate, que traz uma ameaça real de envenenamento do seu bichinho. Isso porque ele tem “pernis”, uma substância que também faz mal aos orelhudos.

O que o coelho pode comer sem nenhum medo?

A lista sobre o que o coelho pode comer é grande. Desse modo, com algum conhecimento sobre essa espécie, é possível montar uma alimentação bastante variada e nutritiva.

Coelhinhos são herbívoros que comem basicamente feno, verdura, frutas e ração. Eles também precisam de sombra e água fresca, já que não suportam calor excessivo. Veja a seguir uma lista de gostosuras liberadas para coelho:

Feno

Quando o assunto é o que o coelho pode comer, o feno nunca pode faltar! Afinal, esse alimento ajuda na digestão, algo delicado para esse bichinho de estimação!

Assim, o feno está liberado para esses amigos peludos todos os dias à vontade. Além daquela força para absorver os nutrientes, o feno tem pouquíssimas calorias.

Frutas

O coelho pode comer algumas frutas, mas no máximo duas vezes por semana. Lembra quando falamos que os orelhudos engordam rápido? Então, frutas geralmente contam com açúcar e carboidratos, o que pode atrapalhar a saúde desse pet. Por isso, dê esse tipo de comida apenas de vez em quando. Veja as opções liberadas:

  • Manga;
  • Melão;
  • Abacaxi;
  • Mamão.

Legumes

Coelhos são loucos por legumes, mas também não devem come-los de forma exagerada. Assim, no final das contas, comer cenoura é bom para o coelho, desde que não seja em grandes quantidades. Confira alguns legumes liberados:

  • Berinjela;
  • Abobrinha;
  • Cenoura;
  • Beterraba.

Verduras

Verduras também têm passe livre no cardápio do coelho. Além disso, os adultos necessitam ingerir folhas escuras todos os dias. Isso faz muito bem para o funcionamento do organismo de nossos amados dentucinhos. Mas tome cuidado: algumas verduras provocam diarreia e, por esse motivo, não devem ser dadas para coelho. Observe a lista com os itens recomendados:

  • Manjericão;
  • Rúcula;
  • Couve;
  • Almeirão.

Ração

A ração para coelho deve ser a base da dieta desse animalzinho. Afinal, esse tipo de comida, também chamada de extrusada, vem com nutrientes balanceados. Por esse motivo, a ração é como se fosse o “feijão com arroz” do coelho. Diante disso, ofereça ração específica para os dentucinhos todos os dias.

E aí? Você entendeu direitinho o que o coelho pode comer? Esses animais podem se alimentar de muita coisa. Desse modo, não é difícil mantê-los bem nutridos e saudáveis.

Porém, tome cuidado com a quantidade e com alguns tipos de alimentos, como abacate e cebola, que prejudicam o organismo do coelho.

Agora, se você precisa de ração de qualidade para seu filho de orelha comprida, é muito fácil: chame a Chácara Pet no WhatsApp (11-97374-7720)!

Por favor, siga-nos e curta-nos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *