porquinho-da-índia

O que porquinho-da-índia pode comer? Descubra agora no blog!

Muita gente anda pensando em ter um animal excêntrico hoje em dia, principalmente de pequeno porte. Afinal, hamsters, calopsitas e tartarugas são menores, o que permite até mesmo quem mora em apartamento a viver a incrível experiência de ter um pet. O problema é que não conhecemos tanto esses bichinhos! É aí que podem aparecer muitas dúvidas: o que o porquinho-da-índia pode comer? O que dar para um camundongo de estimação? Como cuidar de um peixinho no aquário?

Não precisa cair em desespero, viu? Calma que vamos te ajudar! Hoje falaremos especialmente do porquinho-da-índia, esse roedor para lá de meigo e amoroso!

Bom, a primeira coisa que você deve saber sobre esse bichinho é que ele é herbívoro, ou seja, só come ração especial para a espécie, frutas, verduras e legumes! Nada de carne!

Mais um ponto importante é que esse animalzinho precisa de feno praticamente o dia todo. Isso é importante para a saúde do sistema digestivo, mas também para desgastar seus dentes enormes, que nunca param de crescer! Quer saber o que o porquinho-da-índia pode comer? Então leia nosso post e descubra!

Qual é a quantidade de comida ideal?

Como já dissemos, tem sido comum escolher um pet exótico de pequeno porte, como um peixe de estimação ou mesmo uma calopsita. Assim, é normal ficar entusiasmado para levar um hamster ou porquinho-da-índia para casa. Porém, esses animais são sensíveis e exigem cuidados específicos.

Por exemplo: tanto o porquinho como os hamsters engordam facilmente, algo que pode ser bastante prejudicial para a saúde. Ainda mais se eles ficam presos em gaiolinhas, fato que os impede de se exercitar tanto.

Dessa forma, tenha muito cuidado com o volume de alimento oferecido. Assim, siga as recomendações de um profissional veterinário — de preferência com experiência ou formação em animais exóticos. Na hora de alimentar, fatores individuais como idade, peso atual e a existência de doenças influenciam no cardápio.

Por essa razão, não podemos citar uma quantidade de comida que sirva para todos os porquinhos-da-índia ao mesmo tempo. No entanto, o mais importante sobre isso é ter a consciência: não alimente com exageros!

Quais são os alimentos proibidos para esse pet?

Não é qualquer tipo de fruta, verdura ou legumes que o porquinho-da-índia pode comer. Na realidade, existem vários itens nessas categorias que são proibidos para esse pet.

Desse modo, eles não devem consumir feijão, alface e batata, ingredientes tóxicos para o organismo deles. Outro item que deve ser riscado da rotina dos porquinhos é a ração de cães e gatos. Isso porque nossos amados mascotinhos não comem carne como fazem os felinos e os cachorros.

Aliás, nem mesmo a ração de outros roedores é boa para o porquinho-da-índia. Por essa razão, o que o coelho pode comer não vale para o porquinho, que também precisa ficar longe da ração dos hamsters.

Como higienizar os ingredientes que damos a esses bichinhos?

Caso você tenha condições, prefira as frutas e verduras orgânicas, que não contam com o agrotóxico durante seus cultivos. Por essa razão, elas são mais saudáveis do que os ingredientes convencionais. No entanto, esse tipo de alimento é mais caro.

Assim, se não for possível arcar com esse gasto, pode dar comida comum para o porquinho-da-índia, desde que seja bem-lavadinha. Também é importante observar se o alimento está fresquinho. Com essas medidas, você garante uma alimentação rica e nutritiva para seu filhotinho dentuço.

Quais delícias o porquinho-da-índia pode comer?

Como já dissemos, estão disponíveis no mercado pet rações industrializadas específicas para o porquinho-da-índia. Elas já trazem a quantidade equilibrada de nutrientes que eles necessitam para crescer com saúde.

Diante disso, é bom que a base da alimentação seja o pacote de ração específico mesmo. No entanto, verduras, legumes e frutas podem complementar a dieta do seu amiguinho.

Geralmente, feno e verduras podem ser oferecidos diariamente. Em relação à quantidade, pergunte para o veterinário. Por sua vez, as frutas e legumes são mais calóricos. Assim, esse tipo de comida deve ser dado com maior moderação.

Veja a seguir o que o porquinho-da-índia pode comer:

Verduras liberadas para esse roedor

  • Acelga;
  • Almeirão;
  • Catalunia;
  • Espinafre;
  • Escarola;
  • Repolho.

Frutas que o porquinho-da-índia pode comer

  • Amora;
  • Banana;
  • Caqui;
  • Maçã;
  • Melão;
  • Melancia;
  • Mamão;
  • Manga;
  • Goiaba;
  • Morango.

Legumes que fazem bem para esse exótico amiguinho

E aí? Conseguiu entender direitinho o que o porquinho-da-índia pode comer? Com os alimentos adequados, você vai assegurar uma nutrição completa e balanceada. Assim, seu dentucinho vai crescer cheio de energia e disposição!

Agora, que tal aprender mais um pouquinho sobre esses pets incríveis? É muito simples: leia também nosso artigo Como cuidar do porquinho-da-índia!

Por favor, siga-nos e curta-nos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *