cachorro-golden retriever- aniversário de cachorro - idade de cachorro - idade de um cachorro

Como calcular a idade de um cachorro? Saiba aqui!

Amamos nossos cães com muita intensidade e alegria, mas tem algo que sempre aperta o coração da gente: o fato de eles viverem tão pouquinho ao nosso lado. Sim, nossos amigos de quatro patas crescem mais rápido e, por causa disso, também envelhecem mais cedo do que os humanos. Mas qual é a verdadeira idade de um cachorro?

Quem nunca teve essa curiosidade, não é mesmo? Porém, é preciso cautela na hora de fazer esse cálculo, já que existem diversos mitos sobre o assunto. Por exemplo: a teoria de que um ano do homem corresponde a 7 anos do cão está furada.

Isso mesmo! Cães crescem em uma velocidade bem maior do que a nossa, mas não há um padrão nesse desenvolvimento. Assim, o ritmo do envelhecer é diferente conforme a raça, a fase de vida do animal e seus hábitos, principalmente em relação à alimentação e os exercícios físicos.

Quando novinhos, eles amadurecem muito mais rapidamente. Desse modo, com apenas um ano, um cachorrinho já pode ser considerado um jovem adulto. E outros fatores interferem na velocidade do envelhecimento e na expectativa de vida.

Aliás, até mesmo a questão social pode ser determinante. Infelizmente, vários vira-latas acabam morrendo antes do tempo por falta de vacina, atropelamentos e até mesmo fome.

Agora, existe um método para saber a idade de um cachorro com maior precisão, apesar de todas essas variáveis. Quer saber mais? Então continue a leitura deste post!

Quais fatores interferem na idade de um cachorro?

Bom, a idade de um cachorro vai depender de muitos aspectos. Como já dissemos, idade, porte e costumes são determinantes para o futuro do cãozinho.

Em geral, cães pequenos vivem mais, apesar de amadurecem em alta velocidade nos primeiros anos de vida. Por outro lado, um cachorro de grande porte leva mais tempo para deixar de ser filhote. Contudo, com somente 5 anos, muitos cães grandes já são biologicamente idosos.

Assim, um Yorkshire de 10 anos pode ser classificado como adulto. Já um Dogue Bordeaux, aos 5 anos, já está velhinho. Veja quais motivos afetam a contagem da idade de um cachorro:

  • Raça;
  • Fase da vida (filhotes crescem rapidamente, mas, depois, essa velocidade se reduz);
  • Porte (cães menores têm uma curta juventude, mas uma vida adulta mais longa);
  • Cães grandes demoram até 2 anos para ficarem adultos. Porém, uma vez adultos, o processo de envelhecimento acelera.

Quantos anos os cães vivem?

Os cães maiores têm expectativa média de vida de 10 anos e, os pequenos, de 15. Mas, como já dissemos, isso não é regra fechada. Assim, a raça, a genética e até a maneira com que o cachorrinho é tratado pode puxar essa média para cima ou para baixo.

Nesse contexto, o passeio com o cachorro e a qualidade da ração são muito importantes para um crescimento saudável. Vale lembrar do quesito raça, que também tem uma influência substancial. Assim, não são raros os Chihuahuas com mais de 20 anos. Por sua vez, o cachorro pitbull vive de 8 a 15 anos. Já o Lulu da Pomerânia, vive em média de 12 a 16 anos.

Temos que pôr nessa balança também os benefícios da castração. Afinal, essa cirurgia prolonga o tempo de vida dos cães em 18% para machos a até 23% para fêmeas.

Como calcular a idade de um cachorro?

Com tantas variáveis influenciando na idade de um cachorro, nada melhor do que um bom macete prático para fazer essa conta. Entretanto, saiba que essa é uma estimativa, e não um cálculo exato. Vejas as dicas:

Como calcular a idade de um cachorro de até dois anos

  • Cães pequenos: multiplique cada ano canino por 12,5;
  • Cachorros médios: multiplique cada ano canino por 10,5;
  • Cães grandes: multiplique cada ano canino por 9.

Como calcular a idade de um cachorro a partir dos três anos

Cachorros pequenos*:

  • Lhasa Apso: (idade do cãozinho) vezes 4,49 ;
  • Shih Tzu: (idade do cachorro) vezes 4,78;
  • Chihuahua: (idade do pet) vezes 4,87;
  • Beagle: (idade do cão) vezes 5,20;
  • Cocker Spaniel: (idade do cachorro) vezes 5,55;
  • Pug: (idade do cão) vezes 5,95;
  •  Buldogue Francês: (idade do cão) vezes7,65.

Cachorros médios*

  • Labrador Retriever:  (idade do cão) vezes 5,74;
  • Golden Retriever: (idade do cão) vezes5,74;
  • Staffordshire Bull: Terrier 5,33.

Cachorros grandes*

  • Pastor Alemão: (idade do cachorro) vezes 7,84;
  • Boxer: (idade do cão) vezes 8,90.
  • São Bernardo: (idade do cão) vezes 7,1.

*Lembre-se de que esses cálculos são específicos para cachorros com mais de 3 anos.

Portanto, a contagem da idade de um cachorro é completamente diferente do cálculo para humanos. Nesse sentido, leve em consideração o porte, a raça, os hábitos alimentares e até mesmo as práticas de exercícios físicos.

Porém, não se esqueça de que, muitas vezes, a qualidade é melhor do que a quantidade. Por essa razão, aproveite muito bem o tempo ao lado do seu amigo peludo.

Agora que você já saber como contar a idade de um cão, que tal ampliar seus conhecimentos sobre os pets? É simples: veja também como descobrir a idade do gato!

Por favor, siga-nos e curta-nos

2 thoughts to “Como calcular a idade de um cachorro? Saiba aqui!”

    1. Olá, Conceição! Tudo bem? Infelizmente, não foi possível adicionar o cálculo de idade para todos as raças de cachorro, mas vamos anotar a sua sugestão para conteúdos futuros. Mas a senhora pode calcular a idade de seus cães a partir do porte/tamanho deles com as médias de cálculo seguintes: Cães pequenos: multiplique cada ano canino por 12,5; Cachorros médios: multiplique cada ano canino por 10,5 e Cães grandes: multiplique cada ano canino por 9. Muito obrigado pelo comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *