coxins de cachorro - almofadinhas de cachorro - patinhas - cuidados com cachorro

Coxins de cachorro: 4 cuidados com as patinhas do pet no verão!

Sabe aquela parte fofinha das patinhas do seu cãozinho que mais parece almofada em miniatura? Esses são os coxins de cachorro, uma área muito sensível do corpo dos nossos amados pets.

Justamente por causa da delicadeza das almofadas das patas, elas demandam cuidados especiais. Afinal, essa área das patinhas permite o equilíbrio dos animais e ajuda a minimizar os atritos com as superfícies durante aquela adorada saidinha pelas ruas, que todo cãozinho ama.  

Sim, passear é uma das coisas que os cães mais gostam, não é mesmo? Apesar disso, esse momento especial também guarda muitos perigos que ameaçam a saúde dos coxins de cachorro. Por exemplo: pisos quentes, produtos químicos, sujeira, espinhos, cacos de vidros e outros materiais perigosos são grandes vilões para o bem-estar dos nossos animaizinhos.

Mas então como proteger seu amado peludo neste verão? Comece lendo este post com 4 dicas incríveis para as patinhas do seu filho canino! Acompanhe!

1. Passeie nos horários certos

Não importa a idade do cachorro: sempre evite passear com o sol quente. Em contato com o piso exposto ao calor do sol, as patinhas costumam sofrer queimaduras perigosas. Aliás, isso é bastante comum no asfalto.

Por essa razão, prefira levar seu pet para a caminhada de manhã ou então ao final da tarde ou à noite. Assim, você terá certeza de que a temperatura estará amena o suficiente.

2. Proteja as patinhas do seu animalzinho

Hidratantes caninos são excelentes alternativas para proteger as patinhas dos nossos amigos, já que eles ajudam a evitar ferimentos e dores. Por essa razão, esse tipo de produto não pode faltar na sua lista de enxoval para cachorro.

Além disso, com esses cremes, a pata também fica menos ressecada e menos vulnerável a rachaduras. Nesse caso, prefira artigos feitos com elementos naturais. Assim, se o cachorrinho resolver lamber o produto, não haverá mal nenhum para o peludo. Mais uma dica: esse momento de passar o hidratante pode ser ótimo para fortalecer os laços entre tutores e seus animais domésticos.

3. Apresente vários tipos de pisos

Os passeios com cachorro por pisos com distintas texturas são essenciais para desenvolver os coxins de cachorro. Isso significa que o pet deve caminhar sobre superfícies ásperas, como terrenos pedregosos, mas também macios, como a grama e a areia.

Isso vai ajudar seu bichinho a fortalecer as almofadas das patas. Por outro lado, os cães que quase não saem de tapetes fofos e pisos lisos ficam com os coxins muito fininhos e frágeis. Daí a importância de levar para passear com frequência.

4. Higienize os coxins de cachorro

É bom ter um certo cuidado com a limpeza dos coxins de cachorro, principalmente, na chegada da rua. Isso é importante porque nossos pets usam as patas para coçar orelhas e adoram dar aquelas lambidinhas em suas almofadas.

Diante disso, bactérias e outros micro-organismos podem acabar provocando doenças, episódios alérgicos ou até mesmo infecciosos. Porém, a boa notícia é que, hoje em dia, existem diversos produtos de banho a seco para cães que podem te ajudar a manter essa parte das patinhas limpas e livres de detritos nocivos.

E aí? Já conferiu os coxins de cachorro do seu cãozinho? Lembre-se de que essa é uma área do corpo do pet que merece plena atenção dos tutores, ainda mais no verão. Afinal de contas, patinhas queimadas causam dor e ficam mais vulneráveis a infecções e inflamações.

Por essa razão, se você notar cortes, machucados ou rachaduras nessa região, leve o bichinho ao veterinário imediatamente. Agora, apesar de tudo isso, dar aquela voltinha com nosso pet é uma delícia, não é mesmo? Então que tal aprender mais sobre esse momento tão especial entre vocês? É muito fácil: venha ler também nosso post que explica como ter um Passeio com cachorro tranquilo!

Por favor, siga-nos e curta-nos
error
fb-share-icon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *