jardim de suculentas - como montar um jardim de suculentas - jardinagem - chácara pet

Descubra como montar um jardim com suculentas

Você tem um espaço precisando ganhar um charme ou está querendo aprender um novo hobby? Ter um jardim com suculentas é uma ótima maneira de adicionar um pouco de vida à sua casa e também é um jeito prático de passar o tempo. Elas são plantas bonitas que, se cuidadas adequadamente, permanecerão vibrantes e saudáveis por anos, mas se não forem plantadas no ambiente certo, poderão murchar e morrer. 

É muito comum que as pessoas procurem ar fresco e verde para ajudá-las a desestressar da correria do dia a dia, por isso, ter plantas em casa pode proporcionar mais conforto para sua família. Então não deixe de conferir as dicas que preparamos para você fazer o seu jardim com suculentas e levar um pouco de verde e cor para o seu lar. 

O que são suculentas?

As suculentas são plantas nativas de regiões mais secas, por isso, armazenam água nas raízes, caules, troncos e folhas, como uma reserva para se manterem em períodos sem chuva, e é por isso que elas se chamam “suculentas”, pois são plantinhas cheias de água.

São diversos tipos de suculentas, cerca de 22 mil espécies já registradas. É a planta perfeita para quem tem uma rotina agitada, pois, além de não exigir muitos cuidados, também se adapta bem a qualquer ambiente. Algumas vivem tranquilamente em áreas com pouca luz, em ambientes secos e úmidos e se reproduzem com facilidade, gerando várias mudinhas.

Como plantar suculentas em casa e principais cuidados

Para ter um jardim com suculentas em sua casa, você precisará de tempo e algumas ferramentas, como:

  • areia;
  • terra;
  • adubo;
  • cascalhos;
  • fibra de coco;
  • pedrinhas decorativas;
  • luvas;
  • colheres ou pá;
  • pegadores.

Após reunir todos os materiais, escolha as espécies e separe um local para iniciar a sua plantação. O ideal é começar com a preparação do solo, uma maneira simples de fazer isso é misturar 30% de areia com 70% de terra adubada. É importante saber que a boa drenagem é essencial para que a água não se acumule nas raízes da planta. 

Os cuidados para manter o seu jardim com suculenta sempre bonito devem ser contínuos. Certifique-se de que o local tenha luz natural e lembre-se de regar sempre que a terra estiver bem seca. O indicado é usar um gotejador, para não correr o risco de molhar demais o solo.

Durante o verão, o aconselhável é regar a suculenta uma vez por semana. No inverno, as regas podem ser entre 20 dias uma da outra. Outra dica muito valiosa: não precisa molhar as folhinhas da suculenta, pois elas não gostam e podem apodrecer.  

Além disso, elas não necessitam de podas de manutenção, mas você poderá usar uma pinça para cortar as folhas que estão secas, murchas ou doentes. Para evitar a proliferação de mofo e fungos, o ideal é não deixar essas folhas caídas no solo. 

Viu? Manter um jardim bonito e bem cuidado não é uma tarefa tão difícil. Agora que você já sabe como montar o seu jardim com suculentas, para ter um respiro em meio à rotina estressante, aprenda como fazer minijardim na sua casa. 

Por favor, siga-nos e curta-nos
error
fb-share-icon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *