rg para pets - rga -documento para pet - rg para cachorro

RG para pets: Saiba como emitir documentos para cães e gatos

Você sabia que seu animalzinho de estimação pode ter o próprio documento oficial? O RG para pets é um registro que permite identificar os dados do seu bichinho e também facilitar a localização de seus tutores em caso de fuga ou perda do animal.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura!

O que é Registro Geral do Animal?

O Registro Geral do Animal (RGA) é uma carteira de identidade para cães e gatos, que possui todos os dados do pet, como nome, foto, espécie, raça, sexo, cor e data de nascimento, facilitando assim sua identificação. Além disso, com ele também é possível acompanhar a carteira de vacinação.

No RG para pets constarão informações sobre o tutor, desta forma, é possível facilitar o transporte em viagens, identificar o cuidador em caso de animais abandonados na rua, evitar possíveis roubos ou furtos do bichinho. O documento também pode auxiliar em disputas judiciais quanto à posse do animal.

Como emitir o RGA

Na cidade de São Paulo, a emissão do RG para pets é obrigatória desde 2001, devendo o tutor realizar o registro caso o cachorro ou gato tenha idade superior a três meses. Se você reside em outro município, recomenda-se consultar a prefeitura para obter mais informações.

Você pode emitir o documento de identificação do seu pet de forma gratuita e online, pelo portal SP156, ou de forma presencial, nos postos de atendimento.

Documentos obrigatórios:

Para realizar o registro do seu bichinho, você precisa de:

  • uma foto do pet;
  • documento oficial do tutor com foto, número do RG e CPF;
  • comprovante de residência emitido nos últimos 90 dias (em nome do responsável pelo animal)
  • atestado de vacinação contra a raiva (assinado por um médico veterinário) ou comprovante de vacinação emitido pela prefeitura.

Feito o RG para pets, o tutor recebe uma placa de identificação com número único, que deverá ser retirada em um dos postos escolhidos e presa à coleira do seu bichinho.

Se a plaqueta com o número de registro do pet for perdida ou extraviada, você deverá solicitar a segunda vida nos postos de atendimento ou veterinárias credenciados. Vale lembrar que o número de identificação será sempre o mesmo.

E-RGA

Para tornar mais atrativa e facilitar ainda mais a identificação dos cães e gatos, o RG para pets também possui uma versão digital, que é enviada para o e-mail do tutor, desta forma você terá o documento sempre na palma da mão, podendo também imprimi-lo, caso necessário.

Saiba a importância de registrar o seu pet

Tirar o RG para pets significa realizar uma posse responsável, pois você aumenta a segurança do animal, permitindo uma identificação rápida, já que todos os dados do bichinho constarão no registro, além de facilitar o contato com o tutor, em caso de fuga, roubo, ou abandono.

Com o documento, você também auxilia nas políticas públicas voltadas para os animais, como a campanha de vacinação contra a raiva e o programa de controle reprodutivo, visto que a prefeitura terá um número mais próximo ao real no levantamento da população canina e felina.

Viu só como é fácil tirar o documento oficial do seu bichinho? Nada melhor do que garantir todos os direitos e cuidados que ele merece. Ah, não se esqueça de levá-lo para consultas periódicas e manter a vacinação em dia. Se você ainda não tem um animal de estimação e está pensando em adotar um bichinho, saiba tudo que você precisa ter para o enxoval do seu pet.

Por favor, siga-nos e curta-nos
error
fb-share-icon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *