mulher com cachorro

5 Brincadeiras com cachorro para fazer em casa!

Um cão saudável precisa se exercitar. Nesse sentido as brincadeiras com cachorro são uma opção divertida tanto para o pet como para o tutor. Os animais não exigem nada muito elaborado. Assim, jogar uma bolinha ou um ursinho de pano já o deixará feliz.

Para escolher a brincadeira e os objetos mais adequados é preciso considerar: o tamanho do pet, pois uma bola grande não caberá na boca de um cão de porte pequeno.; o espaço disponível, em um apartamento pode ser complicado montar um circuito com obstáculos; a raça, já que o nível de energia entre os cães é diferente. Agora sim, confira as nossas cinco sugestões de entretenimento:

1 – Cabo de guerra

Essa brincadeira diverte muitos os cães. Consiste em puxar um objeto enquanto cachorro morde e faz força para você soltar. O ideal é que a parte que o pet vai morder esteja distante da sua mão para evitar uma mordida “sem querer”. Cordas vendidas em pet shop são uma boa opção para esse tipo de jogo. Também é possível improvisar com um pedaço de pano, com fibras resistentes, para não desfiar logo de primeira.

2 – Jogar e pegar a bolinha/Ursinho

Esse é um clássico e os cachorros costumam ficar bem cansados de tanto correr para pegar a bolinha ou o ursinho. Para deixar a brincadeira ainda mais divertida, o tutor pode fingir que arremessa o objeto, mas continua segurando-o na mão. Ou então, fazer que vai jogar para um lado, mas optar por outro. Vale destacar que o brinquedo precisa ser de material adequado para não causar problemas à saúde do animal.

3 – Brinquedos interativos

Há grande variedade no mercado pet de brinquedos interativos, que aguçam a curiosidade dos cães e estimula o olfato e o cognitivo. Os modelos, em geral, vêm com um orifício para colocar a ração ou um petisco. Assim, pelo cheiro, o cachorro fica entretido, tentando retirar o alimento dali.

4 – Pista com obstáculos ou pular

Essa brincadeira exige um pouco de criatividade. Dependendo do porte do cachorro, caixas de papelão podem dar conta. A ideia é montar um circuito com essas embalagens, incentivando o seu cãozinho a ultrapassá-las ou desviar. Alimentos podem ser escondidos perto desses obstáculos, despertando ainda mais o interesse do animal.

5 – Pega pega

Aqui a proposta é a mesma da brincadeira de criança. O tutor sai correndo atrás do cachorro que, certamente, vai encontrar maneiras de se safar. É importante perceber se a ação de fato entretém o pet, pois alguns podem ficar um pouco agressivos com esse tipo de “perseguição”. Comece quando ele ainda for um filhote que fica mais fácil.

Comandos de treinamento/Adestramento

Assim como as brincadeiras, ensinar comandos é uma forma de estimular a cognição do cachorro. Além disso, contribui para o bem-estar e o equilíbrio emocional do cãozinho. O treinamento pode ser bem simples, como ensinar a sentar, a deitar ou dar a patinha.

Para tanto, o tutor usará a voz ou fará um gesto. Se o pet responder positivamente, ganha uma recompensa. O mais recomendável são pequenos pedaços de petisco – para não engordar – e muito carinho. “Fazer festa para o cachorro” também funciona como reforço positivo, depois que ele cumpre a tarefa.

As brincadeiras com cachorro são uma ótima maneira de entreter e deixar o seu pet mais saudável. Além disso, é um momento divertido de conexão entre o animal e o seu tutor. Escolha as atividades e brinquedos de qualidade, considerando o que o seu cão mais gosta.

Você tem um gatinho em casa? Então confira as brincadeiras para se divertir com ele.

Por favor, siga-nos e curta-nos
error
fb-share-icon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *