cachorro e sua dona

Cuidados com animais domésticos: Saiba mais sobre este assunto

Alguns cuidados com animais domésticos são essenciais para mantê-los saudáveis e felizes. Nesse sentido, quem está pensando em adquirir ou adotar um pet, deve buscar todas as informações sobre alimentação, higiene, formas de interação e outras recomendações.

Vale ressaltar que cada espécie apresenta necessidades únicas. Afinal, um cãozinho é bem diferente de um hamster, gato, coelho ou um pássaro. A seguir vamos aprofundar o tema com dicas para facilitar os cuidados:

O que é preciso saber antes de ter um animal de estimação?

Eles podem ser muito fofos, especialmente quando filhotes. Mas, um animal de estimação exige responsabilidade. Portanto, antes de se tornar um tutor, tenha em mente que haverá gastos com alimentação, higiene e cuidados médicos.

Além disso, os pets necessitam de atenção. Os cães, por exemplo, precisam gastar energia, com passeios regulares, para evitar problemas físicos e emocionais. Portanto, a recomendação é refletir muito bem, pois depois que eles chegam o dia a dia muda.

Vale lembrar também que os maus-tratos aos animais é crime, segundo a lei federal nº 9.605/98, de Crimes Ambientais.

Quais são os principais cuidados com animais domésticos?

De modo geral, qualquer animal de estimação vai precisar dos seguintes cuidados:

Alimentação: é importante alimentar o seu pet de acordo com o tamanho, a idade, entre outras recomendações específicas do veterinário. Além de fornecer alimentos de qualidade vale atentar para quantidade de vezes que o animal precisa comer. Facilitar o acesso à água é outro ponto essencial.

Espaço: os pets necessitam de um local confortável, com proteção para temperaturas extremas, frio ou calor, ventania, chuva e outros eventos climáticos. Em alguns casos eles vão exigir bastante espaço para se exercitar.

Interação: além de local apropriado, alguns animais precisam de interações específicas. Gatos, por exemplo, gostam de explorar os ambientes e arranhar. Portanto é válido contar com objetos e brinquedos que possam ser escalados e/ou arranhados.

Saúde: é fundamental observar o comportamento do seu pet para detectar problemas de saúde. A dor ou qualquer outro tipo de desconforto despertam certos comportamentos. Entre os sintomas vale atentar para sinais de apatia e falta de apetite.

Que cuidados tomar com a chegada de um novo pet?

Para quem já tem um pet de estimação e pretende adquirir ou adotar outro, também valem alguns cuidados específicos. No caso de um animal da mesma espécie, como o cachorro, por exemplo, raças que possuem características muito diferentes podem entrar em conflito.

Ainda no caso dos cachorros, os machos costumam marcar o território, aumentando também a probabilidade de estranhamentos. E para quem acredita que cão e gato brigam o tempo todo, essa costuma ser uma convivência bem pacífica.

De qualquer forma, compreendendo a personalidade de cada um, garantindo tudo o que precisam, a adaptação não será tão difícil.

É de suma importância conhecer os cuidados com animais domésticos antes de levar um pet para casa. Dessa forma você garante tudo o que o seu companheiro precisa para ser feliz vivendo ao seu lado. Nessa empreitada busque sempre o que há de melhor em produtos e serviços no setor.

Saiba mais sobre o universo pet e confira nosso artigo a respeito do carrapato estrela e a febre maculosa.

Por favor, siga-nos e curta-nos
error
fb-share-icon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *