Manter a boa higiene do seu animalzinho de estimação é essencial para garantir que ele fique com a saúde e o bem estar em dia. Isso é feito tanto pelos banhos quanto pelas tosas, que devem ser periódicas.
Neste texto nós iremos falar sobre a tosa higiênica, um corte dos pelos em determinadas regiões do corpo do seu pet que traz diversos benefícios. Além disso, também vamos explicar a frequência em que deve ser realizada e em quais raças ela é mais indicada.
O que é tosa higiênica?
A tosa higiênica nada mais é do que o aparo dos pelos em determinadas regiões do corpo dos pets, como barriga, perianal e anal, e nas almofadas plantares (a parte inferior das patinhas).
Durante o processo, caso seja necessário ou queira o tutor, pode-se também realizar uma limpeza e depilação no ouvido do bichinho, as unhas podem ser cortadas e/ou lixadas, os pelos próximos ao olho e também à orelha podem ser diminuídos.
Benefícios da tosa higiênica
O principal benefício ao realizar a tosa higiênica no seu pet, é saber que a saúde e o bem estar dele estará em dia, já que realizar esse tipo de procedimento evita que bactérias e fungos se acumulem, o que poderia deixar o animalzinho doente.
Além disso, é possível evitar que formem-se nós e embaçamentos na pelagem e também que acidentes sejam causados, já que, caso o bichinho tenha pelos embaixo da patinha, poderá escorregar enquanto corre.
Frequência que deve ser feita
A frequência depende do tamanho e da velocidade de crescimento dos pelos do seu pet, mas em geral a tosa higiênica deve ser realizada pelo menos uma vez por mês, podendo aproveitar e fazer o procedimento durante o banho.
Caso o seu bichinho tenha uma pelagem muito grande e que cresça rápido, o ideal é você acompanhar esse crescimento e ir ajustando a frequência da tosa, para garantir que a higiene fique em dia.
Tipos de tosa
Além da tosa higiênica, existem outros tipos que podem fazer parte da rotina de banho e corte do seu pet. São elas:
- Tosa bebê: a pelagem fica bem curtinha, não mais que dois dedos de comprimento, facilitando a limpeza e evitando nós;
- Tosa com máquina: é realizada com um equipamento próprio e permite que os pelos fiquem bem aparados e alinhados, o que evita embaraçamentos;
- Tosa com tesoura: como o próprio nome diz, nesse tipo de tosa a pelagem é aparada com uma tesoura, sendo ideal para os bichinhos que possuem algum tipo de alergia à máquina ou não gostem tanto de barulho.
Raças que a tosa é indicada
A tosa higiênica é indicada para todo tipo de cachorro, já que ajuda a evitar problemas de saúde e acidentes, mas algumas raças realmente necessitam fazê-la, principalmente por conta da sua pelagem. Confira abaixo quais:
- Golden Retriever;
- Shih Tzu;
- Poodle;
- Lhasa Apso;
- Yorkshire;
- Maltês;
- Collie;
- Chow chow;
- Akita;
- entre outras.
Viu só como realizar a tosa higiênica pode ser benéfica para seu animalzinho de estimação? Mantendo a limpeza, a saúde dele estará em dia e vocês poderão aproveitar muito mais tempo juntos, brincando e dando muito carinho um ao outro.
Falando em higiene, que tal aprender a como dar banho a seco no seu cachorro?